Vila Maria discute decreto de situação de emergência devido à estiagem


Na manhã desta terça-feira, 11/02, a Administração Municipal de Vila Maria reuniu representantes de diversas entidades e do Executivo Municipal para discutir a elaboração do decreto que institui situação de emergência no município em razão da estiagem. Desde o início do ano, foram registrados apenas 67 milímetros de chuva na sede do município, e no interior as perdas nas culturas da soja e milho já são significativas.

Além das lavouras, a estiagem também tem impactado a produção leiteira e o abastecimento de água para os animais. A situação é tão crítica que já está sendo necessário o uso de caminhões-pipa para levar água às propriedades rurais para a desedentação animal, garantindo a sobrevivência do rebanho.

A reunião foi conduzida pelo Prefeito Municipal, que convocou os secretários municipais, coordenadores, além de membros da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, COMDEVIMA, Brigada Militar, Defesa Civil Municipal e setor de engenharia, para avaliar o impacto da seca e as medidas a serem adotadas.

Durante a reunião, foram discutidos os danos causados pela estiagem, especialmente no setor agrícola, que tem sofrido grandes prejuízos. Além disso, foram levantadas ações emergenciais que poderão ser implementadas para minimizar os impactos sobre os produtores rurais e a população em geral.

Nos próximos dias, será formulado o decreto oficializando a situação de emergência no município, que viabilizará recursos para mitigar os prejuízos da estiagem e garantir suporte aos agricultores e demais setores afetados.