Serafinenses participam do 1º Seminário de Proteção Social Especial de Alta Complexabilidade – Acolhimento Institucional e em Família


O 1º Seminário de Proteção Social Especial de Alta Complexabilidade – Acolhimento Institucional e em Família Acolhedora, aconteceu no dia 30 de novembro, em Porto Alegre. A secretária de Assistência Social de Serafina Corrêa, Selma Favero Fincato, a psicóloga Raquel Torteli, a assistente social Simone Corrêa e o assessor jurídico Otávio Pan participaram do evento.

Uma realização da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Santa Catarina - COEGEMAS, o seminário contou com mais de 200 profissionais. Também trouxe para discussão e reflexão a perspectiva dos municípios na oferta dos serviços de acolhimento, em relação aos fluxos de rede, financiamento, as dificuldades e desafios na questão da institucionalização de crianças e adolescentes e na implantação do serviço em família acolhedora.

“O Seminário foi muito importante, pois com o aprendizado que tivemos pudemos entender melhor sobre a importância de implementar a modalidade de acolhimento de crianças institucionalizadas para uma família acolhedora. Além disso, é de fundamental importância para podermos oferecer e garantir cuidados individualizados em ambiente familiar, com mais afeto e carinho dando atenção, além de estimular a convivência social e comunitária às nossas crianças. Quando são afastadas do ambiente familiar, as crianças podem ser encaminhadas a uma instituição no intuito de protegê-las, mas podem estar melhores e mais protegidas em ambiente familiar, isto é, numa família acolhedora”, comenta a secretária Selma Favero Fincato.

Texto: Franciele Scritori

Foto: Divulgação