Famurs participa de agenda com Estado para discutir estratégias de enfrentamento ao feminicídio

A Famurs participou, na tarde desta terça-feira (23/04), de uma importante agenda com o governo do Estado para tratar do enfrentamento ao feminicídio e da violência contra a mulher. A reunião contou com a presença do presidente da entidade, Marcelo Arruda, do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, da secretária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, além do prefeito de Ronda Alta, Marcos Beux, e do vice-prefeito Vitor Cavazini.
O encontro ocorreu após um caso de feminicídio que chocou o município de Ronda Alta e a região, resultando na morte de três pessoas de uma mesma família. A situação acendeu o alerta das autoridades públicas para o crescimento desse tipo de violência no Estado, especialmente no período recente.
Durante a agenda, o secretário Sandro Caron informou que o governo estadual trabalha para ampliar os efetivos da segurança pública nos municípios, mas reconheceu que apenas reforço policial não resolve o problema. Foi consenso entre os presentes que o enfrentamento ao feminicídio precisa ir além da repressão imediata, envolvendo também ações de educação, conscientização e prevenção. Em paralelo, o Estado estuda alternativas para viabilizar denúncias online, com o objetivo de evitar a exposição das vítimas, facilitar o acesso aos canais de denúncia e agilizar a atuação das autoridades nos casos de violência.
Entre os encaminhamentos discutidos, destacaram-se a necessidade de promover o debate desde a base, nas escolas, estimular denúncias de violência e ameaças por parte das vítimas e também da comunidade, além de desconstruir a cultura do machismo e da omissão, ainda presente em muitos contextos. A ideia de que “em briga de casal ninguém se mete” foi refutada como um entrave à proteção de vítimas e ao rompimento dos ciclos de violência.
“A união entre o Estado e os municípios é fundamental para dar visibilidade a esse tema e, acima de tudo, construir soluções duradouras. Estamos falando de salvar vidas”, destacou o presidente Marcelo Arruda.
A Famurs reforça seu compromisso com políticas públicas de proteção às mulheres e seguirá contribuindo com os debates e ações integradas que promovam segurança e dignidade nos 497 municípios gaúchos.
