12ª Conferência Municipal de Assistência Social 2021 foi realizada em Camargo/RS


No dia 23/08, aconteceu no CRAS de Camargo/RS, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento foi promovido pelo Departamento Municipal de Assistência Social em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Compareceram à Conferência a Prefeita Jeanice Fernandes, o Vice-Prefeito João Carlos Lodi, além de vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, conselheiros municipais de assistência social, representantes das entidades não-governamentais e população em geral.

 

O objetivo do evento foi fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, aos usuários, a fim de que estes apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema. Pela a palestra foi com a Assistente Social e Professora da Escola de Gestão Pública da FAMURS, Tânia Mara Minetto. Na parte da tarde, foi realizada a formação das plenárias temáticas e debates em torno dos cinco eixos de trabalho: Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades, coordenado pela Ana Paula Scariot; Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais, coordenado pela Aline Lodi; Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários, coordenado, pela Paula Betineli Tremarim; Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social, coordenado pela Kellen Zarbielli e Eixo 5 – Atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergências, coordenado pela Simara Regina Lovizon.

 

A Dirigente do Setor de Ações e Projetos Sociais do CRAS, Aline Lodi, avaliou de forma positiva a realização da Conferência, “Embora ainda estejamos enfrentando uma Pandemia, conseguimos buscar alternativas para a realização deste evento tão importante para a Política de Assistência Social, com uma boa participação da população. As propostas trazidas pelos usuários servem de indicativos de como podemos melhorar o serviço enquanto gestão, o que nos mostra que estamos no caminho certo e nos impulsiona a buscar sempre a qualificação do atendimento no CRAS frente às demandas da população”, finaliza.

 

As propostas construídas pelos grupos correspondentes a cada eixo foram apresentadas na Plenária Final e submetidas a votação dos participantes, sendo deliberadas 10 propostas para o Município, 05 propostas para o Estado e 05 propostas para a União. Também foram eleitos os Delegados que irão representar o Município de Camargo na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, sendo eles: Aline Lodi (titular) e Paula Betineli Tremarim (suplente) representando a Esfera Governamental; Nelcira Filippi (titular) e Simara Regina Lovizon (suplente) representando a Sociedade Civil.