Setembro Vermelho: mês de combate às doenças cardiovasculares


O Setembro Vermelho é o mês dedicado para conscientização sobre os cuidados com a prevenção das doenças cardiovasculares. Mas a atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, a cada escolha, a cada acompanhamento médico, a cada exame e consultas de rotina.

As Doenças Cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes no mundo todos os anos, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas.

Quais as doenças cardiovasculares mais comuns e seus sintomas?

- Acidente vascular cerebral (AVC): confusão mental súbita; formigamento; fraqueza; diminuição da força de um lado do corpo; dor de cabeça súbita e intensa; alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial; perda da visão súbita; desmaio.

 - Infarto Agudo do Miocárdio: dor no peito que, em geral, dura de 4 a 20 minutos; dor na região próxima ao estômago, costas ou braço esquerdo; falta de ar;

 -Insuficiência cardíaca: falta de ar; inchaço dos pés e das pernas; palpitações; tosse seca; cansaço excessivo.

- Doença Arterial Periférica: dor na panturrilha ao caminhar; colocação diferente dos dedos (mais pálidos ou arroxeados); alteração na temperatura dos dedos (mais frios); dificuldade na cicatrização de feridas (principalmente nas pernas e braços).

 Na maioria dos casos, as doenças relacionadas ao coração são decorrentes de fatores de risco associados aos hábitos de vida. De acordo com estudos e pesquisas, ​​cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas por meio de quatro iniciativas saudáveis: não fumar, praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool.

 Tanto homens como mulheres com mais de 40 anos devem realizar check up de forma periódica para que possam monitorar o funcionamento do coração e, consequentemente, de seu organismo como um todo. Dessa forma, prevenindo ou atenuando os agravos ao coração.