Zanchin monitora ações dos governos estadual e federal após caso da doença de Newcastle no RS
O deputado Vilmar Zanchin tem acompanhado o trabalho realizado pelo governo estadual e pela União para conter o foco da doença de Newcastle, que atinge aves domésticas e silvestres. As ações foram adotadas após a confirmação de um caso da enfermidade em uma granja de Anta Gorda, no Vale do Taquari. No fim de semana, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) organizou oito barreiras sanitárias.
Com apoio da Brigada Militar, fiscais agropecuários e técnicos agrícolas realizam a desinfecção de veículos. Também é feito o controle da movimentação de animais e produtos. Técnicos da pasta visitam propriedades na região. “A Secretaria de Agricultura do Estado conseguiu conter o avanço do problema. É uma boa notícia”, ressaltou o parlamentar. Até o momento, não existem novas suspeitas de focos da enfermidade.
Após a identificação de um caso da doença de Newcastle em solo gaúcho, o Ministério da Agricultura suspendeu preventivamente a exportação de produtos avícolas para 44 países. A expectativa da União é que seja rápida a retomada dos negócios com os mercados compradores. “Tenho monitorado as ações realizadas pelos governos e trabalhado para que as vendas para o mercado externo sejam retomadas”, afirmou Vilmar Zanchin. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, ficando atrás do Paraná e de Santa Catarina.