Zanchin alinha ações com o Governo para reconstruir o estado após as enchentes
O deputado estadual Vilmar Zanchin, juntamente com os demais parlamentares da Assembleia Legislativa, esteve reunido, na manhã de terça-feira (14/05), com o governador Eduardo Leite. Durante o encontro em formato híbrido, foram analisadas iniciativas para auxiliar os gaúchos e reconstruir as regiões do Rio Grande do Sul mais afetadas pelas inundações. O chefe do Executivo estadual revogou os decretos que cortaram benefícios fiscais de itens da cesta básica. Na prática, a medida vai reduzir o valor final destes alimentos.
Também foi confirmado que o governo do estado terá um fundo para reconstruir o Rio Grande do Sul. “A reconstrução dos municípios gaúchos mais afetados pelas enxurradas vai exigir ações de curto, médio e longo prazo. O fundo é a garantia de que os recursos vão chegar aos prefeitos e prefeitas nos próximos dias e meses”, defendeu Zanchin
O governo federal confirmou, na segunda-feira (13/05), que vai suspender a dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos. Em nota, a bancada do MDB pediu que o governo federal isente o Estado de pagar a dívida pelos próximos três anos. “Ao invés de apenas suspender, queremos que a União anistie o governo gaúcho desta obrigação pelos próximos 36 meses. Após um desastre que afetou mais de 90% dos municípios do Rio Grande do Sul, a solicitação é razoável e justa”, justificou Vilmar Zanchin.
Foto: Mauricio Tonetto / Secom