Zanchin acompanha números da colheita no Estado


Os produtores gaúchos de soja já colheram metade dos grãos na safra 2023/2024. Conforme a Emater/RS, o trabalho avançou de forma mais expressiva nas regiões Norte e Oeste do Rio Grande do Sul. Nas duas áreas, 70% das leguminosas já foram colhidas. A produtividade média é estimada em 3.339 kg/ha. Foram semeados 6,6 milhões de hectares no Estado.

A Companhia Nacional de Abastecimento estima uma produção de 21,89 milhões de toneladas de soja nos municípios gaúchos. Se a previsão se confirmar, será um aumento de 68,1% na comparação com a safra passada. Balanço da Emater/RS revelou que 78% da safra de milho já foi colhida. As chuvas têm prejudicado o trabalho nas lavouras de arroz. A colheita da primeira safra de feijão já foi considerada encerrada.

“Como membro titular da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, acompanhamos a colheita e esperamos que o tempo colabore com os produtores. Sabemos que a economia gaúcha cresce quando a agricultura vai bem”, analisou o deputado estadual Vilmar Zanchin. Em 2022, com o efeito negativo da estiagem na agropecuária, o Produto Interno Bruto do Estado caiu 5,1%. Com um cenário um pouco mais favorável para a produção rural, a economia gaúcha registrou alta de 1,7% no ano passado.