XVII Rodeio Crioulo Estadual de Serafina Corrêa reuniu tradicionalistas e apreciadores da cultura gaúcha


Um dos maiores eventos realizados em Serafina Corrêa aconteceu no último final de semana, no Parque de Rodeios do Camping Carreiro. Em sua 17ª edição, o Rodeio Crioulo Estadual, promovido e realizado pelo CTG Sinuelo da Serra, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Obras Públicas, Trânsito e Desenvolvimento Urbano e da Câmara Municipal de Vereadores, reuniu mais de 10 mil pessoas durante os 03 dias de evento, sendo tradicionalistas de várias cidades da região, além do público serafinense.

A programação campeira iniciou na sexta-feira, dia 25, com a Taça Cidade. No sábado, a programação teve início pela manhã, também com tiro de laço nas categorias Quarteto, Dupla de Rodeio e Laço Família. Já na parte da tarde, teve início a programação artística e cultural, com o concurso de declamação adulta e Batizado Crioulo, sendo a primeira vez que um batizado é realizado em rodeio.

Ainda no sábado, às 18h, aconteceu a tradicional Oração da Ave-Maria, momento único de fé, devoção e emoção, que reuniu todos os presentes na cancha de laço, para agradecer à Deus pela saúde e pela possibilidade de retomada dos rodeios.

Na sequência, foi realizada a Cerimônia de Abertura Oficial do evento, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, dentre elas, o prefeito Valdir Bianchet, o deputado estadual Vilmar Zanchin, o patrão do CTG Sinuelo da Serra, Luciano Bragagnolo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jairo Vidmar, o coordenador da 11ª RT, Luiz Carlos Rigon, a 1ª Prenda da 11ª RT, Yasmin Bueno Bonatto, a 2ª Prenda Mirim da 11ª RT, Lais Meneguzzi Andreassa, secretários municipais, vereadores, patronagem, prendas e peões farroupilhas do CTG Sinuelo da Serra.

Finalizando a programação campeira do sábado, aconteceu também a tradicional gineteada, que reuniu um grande número de pessoas e proporcionou muita emoção aos presentes.

Um momento que marcou e que engrandeceu ainda mais esta edição do rodeio foi o evento “A Arte de Dizer Versos”, realizado na noite de sábado e que reuniu dois ícones da cultura e da declamação gaúcha, os poetas e declamadores Romeu Weber e Vilson Araújo. Em uma descontraída conversa, os dois repassaram ensinamentos e contaram suas experiências, enaltecendo a verdadeira essência da tradição gaúcha.

O fandango aconteceu no Palco A, instalado junto à pista de motocross e foi animado por Zezinho e Grupo Floreio, reunindo um grande público que lotou o tablado, estendendo a festa pela madrugada. Já no domingo, a programação campeira teve continuidade com as provas de tiro de laço, prova de rédeas, vaca parada e também gineteada. A programação artística teve continuidade com os concursos de declamação e danças tradicionais, o qual lotou novamente o tablado do Palco A durante todo o dia.

O XVII Rodeio Crioulo Estadual de Serafina Corrêa foi o primeiro a ser cancelado em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e tem o privilégio de ser o primeiro da 11ª RT a retornar com a programação completa (artística e campeira). Segundo os organizadores, participaram 23 grupos de danças, 28 declamadores, 79 equipes e 159 duplas de tiro de laço.

“Este foi o rodeio da coragem, da superação e da retomada. Que bom que pudemos ser parceiros do CTG Sinuelo da Serra na realização deste grandioso evento, que movimenta Serafina Corrêa e que leva o nome de nosso município para todo o Rio Grande do Sul. É nosso papel, enquanto gestores públicos, auxiliar e prestar todo o apoio para que este evento possa ser realizado da melhor forma, com toda a estrutura necessária e, para isso, não medimos esforços. O Sinuelo da Serra está de parabéns pelo belo evento que realizou e por ter demonstrado a todo o Estado que Serafina Corrêa tem muitas potencialidades, que somos um povo forte, batalhador e de muita cultura”, destaca a secretária municipal de Cultura, Fernanda Tapparo.

“Um momento único, de valorização de nossa cultura. Ficamos muito felizes com a realização deste rodeio, afinal de contas, já fazia muito tempo que nossa população esperava por este momento, pela retomada dos eventos que foram suspensos pela pandemia. Somos apoiadores destes eventos, pois acreditamos que incentivar a cultura é investir na saúde e no bem-estar de nosso povo”, finaliza o prefeito Valdir Bianchet.