Vila Maria: segue o trabalho de dragagem do Rio Tarimba e Arroio Porongo
Após as enxurradas registradas em Vila Maria e na região no ano de 2023, que causaram alagamentos e destruição em residências no entorno do rio que atravessa a cidade, a Administração Municipal buscou alternativas para prevenir que desastres semelhantes aconteçam novamente.
Nesse sentido, segundo o prefeito Maico Serafini Betto, o Poder Público conseguiu um licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes para realizar a dragagem do Rio Tarimba e do Arroio Porongo. A técnica consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais.
O trabalho, de acordo com Maico, compreende o leito do Rio Tarimba desde a ponte da comunidade de Vila Cabrito até a ponte da Pompeia, e no Arroio Porongo, até as proximidades da sede do Clube dos Motoristas. Com início ainda no ano passado, a expectativa é de fazer quatro quilômetros de dragagem no total, e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2024. O trabalho é realizado com máquinas da Prefeitura e algumas terceirizadas, aos fins de semana e dias molhados, a fim de não comprometer os serviços no meio rural do município.