Vila Maria registra 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas
A população vilamariense amanheceu a segunda-feira, 04/09, se deparando com as consequências das fortes chuvas das últimas horas na região. De acordo com a Emater, o acumulado dos primeiros quatro dias de setembro registra aproximadamente 350 milímetros. Somente nas últimas 24 horas choveu quase 200 milímetros.
Essa grande precipitação gerou transtornos em diversos pontos do município e também na região. Estradas ficaram bloqueadas devido aos transbordos de rios, e residências e estabelecimentos comerciais ficaram alagados. As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas devido aos riscos aos estudantes e profissionais da educação. A ponte do Rio Tarimba, que atravessa o centro da cidade, transbordou ainda no começo da manhã, atingindo casas e comércios do entorno. Pelo menos 20 famílias vilamarienses tiveram que abandonar suas casas. O ginásio municipal de esportes está servindo de abrigo para essas pessoas.
Doações de alimentos, colchões, roupas e móveis estão sendo recebidas no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS para auxiliar quem foi prejudicado com a enxurrada. Além disso, o pedido é por auxílio humanitário para a limpeza das residências assim que a chuva cessar. Riachos do meio rural também não deram conta da grande quantidade de água e tiveram seus leitos transformados em um grande lago.
Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde informou que atendimentos médicos estão sendo realizados somente no Hospital Municipal Carlos Cerato - PADU, pois alguns profissionais não conseguiram chegar ao município devido ao trânsito estar interrompido em rodovias de acesso.
Equipes da Prefeitura trabalham para reparar os danos, tanto no meio rural quanto no perímetro urbano, e fazer um levantamento detalhado dos estragos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9 9950-3945, ou 3359-1877.