“Vila Maria já foi abençoada por Deus pelas belezas naturais e a gente sabe que cada vez mais o turismo tem que ser profissional e ter infraestrutura”
Vila Maria completa 35 anos de emancipação político administrativa no dia 09 de maio. O prefeito Maico Serafini Betto conversou com nossa reportagem e falou sobre as obras já entregues e as que estão em andamento no município e deixou uma mensagem aos munícipes pelo aniversário.
FR: Vila Maria vive um momento em que muitas obras de infraestrutura estão em andamento. Como o Município tem atuado para atrair investimentos e obter recursos para estas obras?
Maico: Realmente, Vila Maria vive um novo momento. Inúmeros recursos extra orçamentários estão sendo obtidos através de bons projetos. Vários convênios foram feitos com o Governo do Estado e com o Governo Federal, podendo trazer obras nunca antes pensadas no município. Exemplo disso é a construção de 07 pontes no meio rural, 6.2km de pavimentação também no meio rural, ligado ao turismo, na estrada que vai até a Cascata do Maringá, pavimentação de 25 ruas da cidade, iluminação do Módulo Esportivo XV de Novembro e outros projetos estão em elaboração e cadastramento, tanto a nível estadual quanto federal. Acho que o planejamento de ter bons projetos é um diferencial. Faz com que o município possa estar habilitado no momento em que são abertos os editais para a seleção.
FR: Há previsão de novos projetos que já podem ser anunciados neste momento de comemoração do 35º aniversário de Vila Maria?
Maico: Vila Maria trabalha com várias frentes. Vários projetos estão sendo elaborados. Projetos que entendemos que tenham execução viável para o município e alguns ficarão também para outras administrações poderem ir em busca de recursos, mas algumas obras que irão acontecer são a remodelação e unificação do Módulo Esportivo XV de Novembro, com o Centro de Eventos, criando um parque de quase 100 mil metros quadrados no coração da cidade. Este é um projeto que já está sendo elaborado e que sairá do papel até o final da administração. Também a da habitação popular é um projeto que estamos trabalhando bastante fortemente e agora para o próximo semestre já serão iniciadas as obras e também outros projetos relacionados à infraestrutura urbana e rural estão sendo feitos, principalmente no interior, como o alargamento de algumas pontes. Também já está solicitada a iluminação do trevo da ERS 324, o projeto do elétrico no novo Distrito Industrial e a reforma e troca de toda a cobertura da Escola Carmela Dutra.
FR:O que o Sr. pauta como destaque dos dois primeiros anos de mandato? E ao iniciarmos a segunda metade da atual gestão, quais os fatores prioritários para a Administração Municipal?
Maico: O planejamento e a confecção de novos projetos para que possamos buscar recursos extra orçamentários que visam valorizar a infraestrutura do município. A gente sabe que temos um caminho bastante longo a percorrer, mas que o município vem se destacando na captação de recursos e para isso é necessário bons projetos. Para a próxima metade do ano é fazer com que alguns desses projetos que já foram contemplados e outros que estão em fase de aprovação saiam do papel e se transformem em obras para fazer com que a nossa sociedade cresça e seja um lugar cada vez melhor de se viver.
FR:O potencial turístico de Vila Maria sempre foi evidente, mas talvez, em nenhum outro momento, ganhou a devida notoriedade como agora. O que foi feito e o que ainda é preciso construir para que o município amplie os índices de referência neste setor?
Maico: Vila Maria já foi abençoada por Deus pelas belezas naturais e a gente sabe que cada vez mais o turismo tem que ser profissional e ter infraestrutura. Então viemos em busca de recursos de infraestrutura, que é o caso da Rota das Cascatas, um recurso gigantesco que foi conseguido. Para o turismo também, tivemos parceria com a UCS para trazer um curso de qualificação e profissionalização de nossos empreendedores, que é outro ponto primordial para que o turismo se desenvolva e estamos fomentando e atrás sempre de projetos que melhorem a infraestrutura. Através do Ciplam, elaboramos um inventário turístico dos municípios, dentre eles o de Vila Maria, que é um documento que ficará aqui muitos anos.
FR: Que outros setores podem estar vivendo um novo momento na cidade e como justificar estes indicadores?
Maico: Eu acho que um dos diferenciais é o meio agrícola, em que cada vez mais é aplicada tecnologia. O município tem sido destaque e é onde sai a maior fonte de renda. Também a indústria vem sendo bastante relevante no município. Temos hoje uma oferta de empregos muito grande e há uma estatística que aproximadamente 800 pessoas por dia vem de outros municípios trabalhar em empresas que estão sediadas aqui. Isso mostra a força da nossa indústria e do nosso comércio.
FR: Mensagem aos munícipes neste momento em que o município completa 35 anos.
Maico: Desejo os parabéns para todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Vila Maria, não só nestes 35 anos de emancipação político-administrativa, mas em toda a sua história. Agradeço a todos que passaram pelos poderes Executivo e Legislativo e quero dizer que Vila Maria tem um potencial enorme a ser aproveitado nos próximos anos, nos setores agrícola e industrial. Parabéns a todos que colaboraram para que isso fosse possível.