Vereadora de Vila Maria participa do Encontro Temático de Enfrentamento à Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente


A vereadora de Vila Maria Érica Santori (PT) participou, no dia 15 de dezembro, a convite do Ministério da Família e dos Direitos Humanos (MMDFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Encontro Temático de Enfrentamento à Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente. O evento teve o objetivo de promover o debate e colher contribuições para o aprimoramento da política pública nacional para a proteção de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual.

Na oportunidade, foi abordada a situação do país diante da questão, que ocupa o 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e adolescentes, atrás apenas da Tailândia, de acordo com dados do Instituto Liberta, vindos de estudos de organizações da sociedade civil e dados governamentais. São 500 mil casos anuais de exploração sexual contra crianças e adolescentes, mais de 1.369 por dia. E um estudo produzido pela Childhood Brasil, em 2019, apontou que apenas 10% dos casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes são notificados às autoridades. Cerca de 75% das vítimas de exploração sexual de crianças e adolescentes são meninas e, em sua maioria, negras. Elas são vítimas de espancamentos, estupros, estão sujeitas ao vício em álcool e drogas, bem como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Aos participantes do evento, foi proposto que pensassem em ações objetivas para o enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes, levando em consideração os dados citados. A vereadora Érica participou em diversas proposições de outros participantes e teve uma contribuição somente dela, que foi: "Incluir o tema do enfrentamento à exploração sexual na agenda política e na grade de programação das emissoras públicas, assim como a implementação de programas periódicos sobre direitos humanos de crianças e adolescentes". A ideia visa utilizar os algoritmos presentes nos sites de internet como ferramenta de combate à exploração sexual, de forma que, em sites ou redes sociais em que as crianças estiverem logadas, serão colocadas mensagens de prevenção e combate.

 

Neste ano de 2021, além da participação neste encontro, Érica foi reconhecida nacionalmente também ao receber a Medalha Mulher Destaque Brasil, durante o Encontro Nacional de Legislativos Municipais.