Venezuelana comercializa produtos do seu país de origem em Marau


A venezuelana Rossana Del Valle Díaz Zambrano é proprietária de um pequeno empreendimento na cidade de Marau. Ela comercializa farinhas e produtos típicos do seu país de origem. “A farinha é feita de milho e tem uma maneira bem interessante, pois é pré-cozida, o que ajuda no momento da cocção das arepas, comida principal a fazer com ela. Podemos fazer também empanadas, bolos e hallacas”, conta.

Como ela mesma mencionou, a principal receita em que a farinha pode ser utilizada é na preparação da “arepa”, um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido, típico das culinárias populares e tradicionais da Bolívia, Colômbia, Panamá e Venezuela. Elas podem fritas ou assadas. “A gente não consegue viver sem elas não”, comenta a venezuelana.

No Natal, também é comum prepararem um prato com o nome de Hallacas. Trata-se de uma iguaria tipicamente servida na ceia natalina, quando são criadas diversas variações. “É bem de tradição fazer em casa, matar saudade e lembrar de nossa cultura”, complementa.

A história dela começou vendendo a farinha importada, que tem como nome “Harina Pan”. Entretanto, hoje em dia, comercializa outros produtos oriundos da Venezuela, com o intuito de proporcionar momentos que revivam a cultura dos imigrantes estabelecidos em Marau. Rossana atende trabalha com entregas em toda a cidade.