UPF presente em mais uma edição da Expodireto


Os desafios da agricultura, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, bem como as novidades, as inovações tecnológicas e o desenvolvimento da área são os temas que nortearão a Expodireto Cotrijal 2022. A 22ª edição da Feira, considerada uma das maiores da América Latina, teve início no dia 07 de março e segue o dia 11. A UPF, referência no ensino e na prestação de serviços voltados ao agro, integra a programação, apresentando a geração de conhecimento na área.

Presente na abertura oficial do evento, a reitora da Universidade, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou a importância do setor para o crescimento da região, do Estado e do país. Ela enfatizou o papel da Instituição neste contexto e ressaltou o compromisso de professores, estudantes, funcionários e parceiros para que o conhecimento traga novas tecnologias, inovação e uma melhor qualidade de vida para todos. “Somos parceiros da Expodireto há mais de 20 anos e, a cada ano, trazemos para a Feira tudo que temos de melhor. Nossos professores, acadêmicos e funcionários apresentam tudo que fazemos todos os dias e oferecem ao público a oportunidade de conhecer mais de perto da Universidade. Queremos contribuir, por meio do conhecimento, na superação de desafios e no desenvolvimento com responsabilidade e sustentabilidade”, destacou.

A reitora esteve acompanhada do vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogério da Silva; do vice-reitor Administrativo Dr. Antônio Thomé; e do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

Nei Mânica, presidente da Expodireto, destacou a importância da Feira para a área do agro e a retomada da Expodireto com um sentimento de esperança para todos. Ele pontuou que temas importantes serão debatidos e que as temáticas serão levadas para lideranças políticas para que os desafios sejam enfrentados. “Sentimos que a comunidade está necessitando desta retomada, depois de um ano sem a Feira e de uma pandemia que afeta a todos. Em todas as áreas, no grande maquinário, até o pequeno produtor, temas importantes serão colocados em pauta, como, por exemplo, a captação de águas, para enfrentarmos de forma mais unida, enquanto Estado, da estiagem, que já é considerada uma das maiores da história”, frisou.

A abertura oficial contou com a presença de lideranças políticas e comunitárias, além de empresários e representantes de órgãos públicos e privados.