Trabalho de prevenção contra a dengue é realizado pela Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Palma
A secretaria de Saúde e Assistência Social de Santo Antônio do Palma desenvolve várias atividades ligadas ao combate à dengue. Na semana anterior, foi feita uma nova mobilização de ações de combate ao Aedes aegypti. A agente de epidemiologia Ivanete Gaewski esteve na Escola Estadual Padre Aneto Bogni e na Escola Municipal Professor José Mattiello orientando as crianças e elaborando cartazes sobre a conscientização dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. A ação também tem o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados e o bloqueio da transmissão da dengue, principalmente neste período, com alternância de sol, chuva, circulação de pessoas, vírus e mosquitos, momento favorável ao surgimento de casos da doença
“Como já estamos no período de muito calor, devemos aumentar os cuidados em relação ao combate do mosquito Aedes Aegypti'', destaca a secretária de Saúde, Juliane Marczinski.
O prefeito Gilberto Szimainski destacou o trabalho da equipe da Vigilância Sanitária. “Iremos amenizar bastante com nosso trabalho, mas não é uma luta fácil. A larva do mosquito é resistente e temos que conscientizar a população, ir às escolas, falar com os santoantonienses, porque isso é muito importante para que vençamos a guerra contra a dengue”, ressaltou.
Entre os dias 22 ao dia 26 de novembro, está sendo realizado o LIRAa, que é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, que consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti .