Tecnotri: confira as tendências de 2023 para o setor de logística
O que o futuro reserva para a logística? Não há como ter certeza de quais serão os próximos passos no setor. No entanto, conseguimos estabelecer alguns direcionamentos, os quais já vêm ganhando força na área.
Estar por dentro das novidades do mercado é aprimorar os processos, aumentando a produtividade e a competitividade do seu negócio. Continue a leitura e confira as tendências para logística em 2023.
5 tendências para o setor logístico em 2023
Como em todos os segmentos da indústria e do comércio, a tecnologia e a sustentabilidade são fatores que já fazem parte dos processos logísticos de empresas e tendem a crescer nos próximos anos. Confira as cinco principais tendências que separamos para a área em 2023.
1. Automatização em todos os âmbitos
A tecnologia vem trazendo diferentes mudanças no setor logístico. Entre elas, a automatização, com a inclusão de máquinas e equipamentos que facilitam a produção e garantem maior efetividade nos processos. Essa tendência traz diversos benefícios à indústria, como:
Maior eficiência e precisão nos processos;
Redução de custos;
Otimização de tempo e espaço;
Diminuição de acidentes de trabalho.
2 . Logística verde
Esse conceito está associado à sustentabilidade, assunto que não pode mais ficar de fora dos investimentos das indústrias. O objetivo dessa tendência é redefinir os processos da logística para minimizar os impactos ao meio ambiente.
A ideia é utilizar tecnologias e equipamentos que sigam as premissas de um futuro mais ecológico, reestruturando todas as etapas, do armazenamento à distribuição e ao transporte.
3. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas possibilita controlar máquinas industriais por meio de outros dispositivos, como smartphones. Essa tecnologia chegou ao setor logístico e tende a evoluir nos próximos anos.
Inclusive, por fazer parte do dia a dia de muitas empresas, já é denominada como Logística Inteligente, pois permite o monitoramento dos processos em tempo real, simplificando a organização de todas as etapas.
4. Uso de sensores
Graças à Internet das Coisas, é possível fazer uso de novas ferramentas, como a utilização de sensores para rastrear a rota dos produtos. Os dispositivos transmitem dados por meio de gateways (máquinas intermediárias que servem para ligar redes).
A informação recebida pelo sensor pode ser visualizada em um mapa, o que permite a verificação dos carregamentos de maneira constante. A tecnologia, geralmente, é utilizada em cargas mais valiosas, mas tende a ser implementada em larga escala nos próximos anos.
5. Indústria 4.0
A Indústria 4.0 vem transformando a maneira como as empresas fabricam e distribuem os seus produtos. O conceito engloba a automação, a computação em nuvem e a utilização de máquinas e equipamentos que estejam alinhados às expectativas dos clientes e em sintonia com o planeta.
Ao se adequar a esse movimento, as organizações passam a ter maior controle sobre todos os processos logísticos, o que melhora a sua produtividade.
Como os produtos da Tecnotri ajudam a sua empresa a se adequar às tendências?
Na Tecnotri, a Indústria 4.0 já é uma realidade. Com o uso do processo rotomoldado na fabricação de seus produtos, a empresa consegue oferecer itens personalizados, atendendo às demandas de diferentes segmentos.
Além disso, por serem produzidos em plástico, os equipamentos apresentam inúmeros benefícios, entre eles a sustentabilidade. É o caso dos pallets plásticos, que, quando comparados aos modelos em madeira, proporcionam diversas vantagens, sendo a melhor opção para quem deseja aprimorar os processos logísticos, seguindo as tendências.
Entre os diferenciais do pallet feito em plástico, destacam-se:
– Personalizáveis: os produtos Tecnotri são totalmente personalizáveis, podendo fazer diferenciação de setores através de cores, ou de códigos, graváveis através do processo à laser. Além disso, é possível gravar logotipos, QRcode e códigos de barras. Se adequando à Indústria 4.0.
– 100% reciclável: ecologicamente correto e feito com material atóxico, além de possuir uma longa vida útil, o que garante a utilização por muito mais tempo.
– Higienização: atende às normas sanitárias e pode ser facilmente limpo com água corrente.
– Leveza: por ser leve e possuir peso constante, faz toda a diferença na hora de transportar produtos, reduzindo custos com frete.
– Segurança: garante operações mais seguras, podendo ser reutilizado por várias vezes sem apresentar riscos sanitários ou no manuseio.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o pallet plástico oferece. Mas, como você pode perceber, buscar por produtos que acompanham as tendências da nova logística pode trazer maior facilidade e produtividade ao seu negócio.