STR: gestores elegem prioridades do novo mandato
Entre os meses de outubro e novembro de 2021, os sindicatos da região elegeram novas diretorias para representar a categoria dos trabalhadores rurais. A reportagem do Fato Regional conversou com os presidentes que permanecem nos mandatos nos municípios de Vila Maria, Marau e Casca.
Marilice Demarco
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria elegeu na data de 26 de Novembro de 2021 a diretoria que irá representar a entidade no quadriênio 2022/2025. Compareceram na Assembleia mais de 60 votantes. A eleição foi realizada por meio de aclamação. A presidente Marilice Demarco foi reconduzida ao cargo e mencionou que tem como prioridades da gestão o diálogo com os associados, entidades, poder público, federação e confederação, principalmente em momentos como o atual, em que passamos por uma forte seca. "Muitos criticam a entidade, mas é ela que mobiliza os grupos e a política para manter direitos e fazer com que a agricultura familiar tenha visibilidade. Ao final, todos são beneficiados, por isso, além da ampla prestação de serviços, também queremos fortalecer a conscientização da classe, comentou.
Silvio Borghetti
A eleição para a nova diretoria do STR de Marau ocorreu no dia 15 de outubro de 2021. A chapa vencedora contou com 59 votos favoráveis. Não houveram votos brancos ou nulos. Silvio Borghetti foi eleito presidente. O restante da diretoria efetiva é composta por Luis Arlindo Degrandis, Gedi Maria Zanin Durante, Marilene Gasparin Hoppe, Marcelo Stolfo e Mateus Francescon Perin. Silvio comenta que a prioridade para o mandato é fazer o recadastramento de todos os associados para emissão do cartão Fetag +, para os associados terem descontos nos mais diversos segmentos (farmácias, postos de combustível, hospitais), continuar a luta em defesa da agricultura familiar, na defesa do SUS, fortalecer as parcerias com cooperativas de crédito e de produção, de energia e internet, fazer a Coprel sempre estar de olho nos associados e seguir nas parcerias com o poder público em projetos para a área rural do município.
Nauro Nizzola
A eleição do STR de Casca ocorreu dia 25 de novembro de 2021, com a posse ocorrendo dia 29 de dezembro. Compareceram para a votação 342 associados. Foram 307 votos favoráveis a nova chapa, 20 nulos e 15 brancos. A diretoria eleita tem Nauro Nizzola como presidente, Gilmar Geraldo Canozza como vice-presidente, Luana Comin como secretária e Filomena karlinski Guedini como tesoureira. “Para mim é motivo de alegria os associados demonstrarem e pedirem que o trabalho que estamos realizando não seja interrompido, confirmando isso na eleição, com 90% de aprovação, reafirmamos nosso compromisso de continuar desenvolvendo o trabalho e aperfeiçoar ainda mais nossa prestação de serviços e representação da categoria, valorizando cada vez mais os associados e seus familiares, ouvindo seus anseios e acolhendo as sugestões para fortalecer cada vez mais a entidade, que hoje é uma referência no âmbito regional e estadual”, disse o presidente Nauro.