Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria retoma encontros presenciais


A reportagem do Fato Regional conversou com Marilice Demarco, presidente do STR de Vila Maria, para falar sobre a retomada dos encontros presenciais da instituição.

Com o avanço da vacinação e a melhoria nos números da Covid-19, a retomada dos eventos presenciais acontece aos poucos, seguindo todos os protocolos de segurança e com público reduzido. No mês de agosto, foram realizados dois encontros, nos dias 12 e 19, com mulheres trabalhadoras rurais associadas. O tema dos eventos, que contaram com a presença de mulheres presidentes de sindicatos da região e coordenação da comissão estadual, foi o histórico de lutas e conquistas do movimento e os desafios atuais. Também foi tratado sobre saúde mental e pós-Covid, com profissionais da Saúde do município.

De acordo com Marilice, o objetivo dos encontros é a conquista de melhores auxílios para os agricultores familiares. “Além de toda prestação de serviço que o sindicato faz, uma das principais atividades é a mobilização de pessoas para manutenção e conquista de benefícios para seu público, que são os agricultores familiares”, disse.

Os próximos eventos serão uma reunião com toda a diretoria, para planejamento, e encontros com aposentados e jovens, em pequenos grupos. As assembleias serão retomadas quando maior quantidade de público for permitida ou serão realizadas de forma diferenciada, para permitir a participação dos associados no planejamento e prestação de contas da entidade.

 

Todos os associados podem participar dos eventos, contudo, devido à situação de pandemia, o aviso e convite é feito para pequenos grupos, para que não ocorra aglomeração de muitas pessoas, por meio das redes sociais. “Isso tem tornado tudo mais prático e nosso público é sempre muito receptivo aos nossos eventos”, comenta Marilice.