Setembro Amarelo: mês de valorização à vida
Em referência à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizou no sábado dia 18 de setembro uma palestra voltada ao debate sobre a prevenção do suicídio, focada no cuidado com a vida. O debate teve como o tema “Proporcionando o bem estar mental através da expressão das emoções”, e foi apresentado pelo Médico Psiquiatra com o Dr Eduardo Tedeschi e pela Psicóloga Sabrina Dal Alba. A secretária Julia Bernandi, comentou sobre a importância de discutir o problema na comunidade. “É de suma importância falarmos deste assunto, que tem um foco maior no mês de setembro, dando mais visibilidade a este problema sério, que é o suicídio”.
O bem-estar mental consiste em administrar sentimentos e emoções, sejam eles positivos ou negativos, de forma equilibrada, independente de fatores externos. Basicamente, o bem-estar mental consiste em, acima de tudo, conseguir sentir-se bem consigo mesmo e, assim, conviver em harmonia com outras pessoas. A mente é quem comanda o corpo e, por isso, ela precisa estar bem para que se consiga realizar as atividades normais do dia a dia. Uma pessoa que está com depressão ou qualquer outro tipo de transtorno psíquico tem suas funções prejudicadas, o que, inclusive, pode se refletir no corpo e causar sintomas físicos, como taquicardia, tremores, sudorese excessiva, falta de ar. Muitos relacionam a saúde exclusivamente ao pleno funcionamento das funções do corpo, contudo, o bem-estar mental é tão importante quanto o físico e emocional. Na realidade, ambos estão conectados e é fundamental que os indivíduos busquem cuidar da mente tanto quanto cuidam do corpo. Falar a respeito desse assunto é necessário porque ainda existem muitos preconceitos quando se trata de saúde mental.
O evento ocorreu presencialmente pois os índices de contaminação do corona vírus estão controlados, porém todos os protocolos de higiene foram seguidos.