Serafina Corrêa: grupos de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos retomam atividades presenciais


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Serafina Corrêa está retomando com as atividades dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos, seguindo todas as medidas de prevenção e proteção à Covid-19. Alguns grupos já retornaram em agosto e setembro e outros estão programados para outubro.

Confira os locais e datas dos encontros:

Grupo Recordar é Viver – Bairro Aparecida: os encontros acontecem no salão da Comunidade Aparecida, todas as segundas-feiras, às 13h30min. As atividades ocorrem desde agosto. O encontro festivo ao Dia do Idoso será dia 04 de outubro.

Grupo Tempo de Viver e Grupo Girassol – Centro: os encontros ocorrem desde o mês de setembro. O encontro festivo ao Dia do Idoso será dia 05 de outubro, às 13h30min, no Salão da SER BRF.

Grupo São João e Santana – Comunidade São João e Santana: Inicia no dia 06 de outubro, às 13h30min, com encontro festivo ao Dia do Idoso no Centro de Lazer e Convivência do Idoso.

Grupo São Marcos – Comunidade São Marcos:  encontros ocorrem desde agosto. A próxima reunião será no dia 13 de outubro, às 13h30min, no salão da comunidade, com encontro festivo ao Dia do Idoso.

Grupo Alegria de Viver – Distrito de Silva Jardim: o encontro que dará início às atividades no distrito está marcado para o dia 20 de outubro, às 13h30min, no salão da comunidade, com encontro festivo ao Dia do Idoso.

Grupo Santa Rita – Bairro Santin: o encontro festivo ao dia do Idoso e início das atividades será no dia 07 de outubro, às 13h30min, no salão do Bairro Santin.

Grupo Vita e Sapienza – Centro e Bairros: encontro marcado para iniciar suas atividades com encontro festivo ao Dia do Idoso no dia 08 de outubro, às 13h30min, no salão do CRAS.

“As relações sociais promovem o bem-estar mental na velhice. A ausência de convívio social pode causar severos efeitos negativos na capacidade cognitiva geral, além de depressão. As pessoas que estão em contato com as outras podem ser mais inclinadas a ter hábitos saudáveis. A ajuda dada ou recebida contribui para o aumento de um sentido de controle pessoal, tendo uma influência positiva no bem-estar psicológico de cada um. Portanto, a interação social é um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável, deve fazer parte do nosso curso de vida, assim, quando chegarmos na velhice, não nos sentiremos desamparados. Também devemos sempre lembrar a importância de estabelecer novas relações, nos inserirmos em grupos e estarmos ativos em nossa comunidade”, comenta a orientadora de atividades da 3ª idade, Gabriela Assoni Grechi.

Dúvidas e outras informações podem ser obtidas com a orientadora de atividades da 3ª idade, Gabriela Assoni Grechi, na Secretaria de Assistência Social ou pelo telefone (54) 3444-3814.