Serafina Corrêa: eleitos vereadores juvenis para o projeto Educação Política nas Escolas
A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa instituíram o projeto “Educação Política nas Escolas”, que elegeu nove vereadores juvenis no município.
O projeto Educação Política nas Escolas tem como objetivo estimular a participação da juventude, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e sua importância em uma sociedade democrática.
No dia 24 de setembro, realizou-se a eleição dos vereadores juvenis, sendo aptos a votarem alunos a partir do 5º ano, bem como professores e demais funcionários das instituições escolares. Elegeram-se alunos das escolas Municipal Agrícola, João Corso, Leonora Marchioro Bellenzier e Prefeito Guerino Massolini.
Estiveram presentes nas escolas, no ato da eleição, o prefeito de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet, a secretária de Educação, Morgana Vicari, e os representantes do Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Dirlei Dama Cordeiro, a assessora jurídica, Camila Dors Gasparotto, e a diretora administrativa, Angélica Fávero. A coordenadora da Divisão Pedagógica, Thais Abreu, e direções de cada escola, com seus respectivos candidatos, também participaram do ato, que elegeu os seguintes vereadores:
Eduardo Balbinot – 79 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier
Sthéfani Benatti dos Santos – 49 votos – E.M.E.F. João Corso
Evelyn Vitória Martello – 45 votos – Escola Municipal Agrícola
Júlia Rodrigues – 44 votos – E.M.E.F. Leonora Marchioro Bellenzier
Jaqueline de Freitas Fedrigo – 28 votos – E.M.E.F. João Corso
Igor Debortolli – 17 votos – Escola Municipal Agrícola
Willian Ferrarrin – 11 votos – E.M.E.F. João Corso
Júlia Somacal Censi – Aclamação – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini
Luana Cristina Dalla Riva – Aclamação – E.M.E.F. Prefeito Guerino Massolini
Nos próximos anos, ocorrerão duas legislaturas por ano, de cinco meses cada uma, com o intuito de oportunizar ao maior número de alunos a participação no projeto. A primeira será de março a julho e a segunda de agosto a dezembro.
O Parlamento Juvenil contará com a eleição da Mesa Diretora e composição das comissões permanentes, com a realização de uma sessão ordinária por mês e, quando necessário, sessões extraordinárias para tratar de matérias e regulamentações, assuntos do campo acadêmico de cada escola que representaram.
Os vereadores juvenis devem assumir o pleito no próximo mês, assim que concluído o curso de formação.