Secretária de Saúde de Vila Maria, Cátia Ferri, avalia realidade da pandemia, neste ano, no município


Vila Maria chega aos últimos dias de 2021 com o indicador de casos ativos de Covid-19 zerado. O último caso ocorreu há mais de 30 dias. Para Cátia, isso demonstra o trabalho conjunto de todos os colaboradores da Secretaria de Saúde, que incansavelmente trabalharam e atingiram a meta da vacinação. “Nossa campanha foi exemplar e conseguimos vacinar um número significativo de pessoas. Isso fez com que os casos fossem diminuídos gradativamente e hoje temos 0 casos. Isso é muito importante para nós e é gratificante conseguir estes números zerados”, disse.

Ela comenta que a conscientização das pessoas foi fundamental para passar pelo momento de pandemia, frisando também o papel da Vigilância Sanitária, que esteve sempre nas ruas orientando a população sobre o uso de máscara, álcool gel e com relação ao distanciamento. “Colocamos algumas práticas que a população compreendeu como muito rígidas, porém foram necessárias para que a gente pudesse enfrentar a pandemia. Foi um ano bastante difícil para os profissionais de saúde, especialmente para os profissionais da linha de frente, os médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, que estavam ali, diretamente atendendo e acolhendo a população, trabalhando várias horas por dia para tentar atender a todos e da melhor forma possível, muitas vezes com insegurança, porque é um vírus invisível, uma doença que não tinha um manual, mas conseguimos, com muito trabalho e esforço, passar por este momento”.

Cátia coloca que a organização do município com o agendamento dos horários, para não gerar filas e muito tempo de espera por parte dos munícipes, foi importante na condução da campanha de vacinação. “Um trabalho primoroso da equipe, das agentes de saúde, do setor de vacinações do nosso município, fazendo com que tivéssemos um resultado positivo”, aponta.

A secretária comenta que os meses mais difíceis para o combate à pandemia no município foram os meses de junho e julho, que tiveram alto número de casos e óbitos. Para ela, a principal dificuldade enquanto secretária de Saúde era quando as famílias pediam para que ela não deixasse os familiares morrerem e não eram conseguidos leitos. “Foram momentos difíceis, de muita tensão. Em alguns momentos, o desespero batia na minha porta, porque eu não conseguia um leito de CTI ou um leito clínico com um recurso maior, porque nós somos um pronto atendimento e as nossas referências estavam superlotadas. Esse momento foi o mais difícil, em que eu via as famílias dilaceradas e não podia fazer nada”.

Neste ano, o Poder Público de Vila Maria foi contemplado com cerca de de R$2.300.000,00 para investimentos na área da saúde. Dentro deste valor, foram adquiridos para a Secretaria novos veículos e uma UTI móvel, que será recebida nos próximos dias. Parte deste valor, ainda nos cofres, será utilizado para as ações do próximo ano.

Cátia espera que 2022 seja um ano de muito trabalho e que possam ser realizadas muitas ações preventivas por parte da Secretaria. Ela destaca também o retorno das campanhas de exames no interior e na cidade e do Grupo Recomeçar. Ainda, em 2022, o projeto Ament – Saúde Mental em Ação será implementado no município.

 

“Apesar de ser um ano difícil, é importante que a gente seja grato, grato a Deus, a nossa família, aos colaboradores e por estarmos aqui com saúde e podermos nos reunir com nossos familiares, para comemorar a saúde e as conquistas que tivemos. À nossa população, desejo um feliz natal, um 2022 de saúde e próspero, e que juntos possamos construir uma Vila Maria cada vez melhor”.