Secretária de Educação de Vila Maria comenta sobre a volta às aulas


A reportagem do Fato Regional conversou com a secretária de Educação de Vila Maria, Marta Santin, para falar sobre a volta às aulas no município de Vila Maria.

As aulas tiveram início no dia 07/02 na creche. No dia 21/02, os alunos da pré-escola (de 4 e 5 anos) e da Maria Busato retornarão ao ambiente escolar. Neste ano, Vila Maria contará com cerca de 400 alunos matriculados, com 11 turmas na creche (4 em turno integral), 6 turmas de pré-escola, somente no turno da tarde, e 18 turmas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Busato, com alunos nos turnos da manhã e da tarde. Farão parte do quadro escolar aproximadamente 60 professores. Os educadores da educação infantil já realizaram formação continuada, nos dias 3 e 4 de fevereiro, com o tema “Planejamento x Ensino Aprendizagem”. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a formação será para os professores da Maria Busato, nos dois turnos.

Marta comenta que os protocolos sanitários da Covid-19 serão mantidos para este ano, de acordo com as normativas dos protocolos estaduais. “A escola está preparada para que nenhum surto contamine alunos, professores ou funcionários e as aulas possam continuar com maior êxito”, disse.

Quanto às rematrículas, a secretária fala que há algumas vagas disponíveis ainda na educação infantil, mas o funcionamento é com reserva de vagas, ou seja, os pais ou responsáveis vão até a Secretaria da escola e fazem a reserva. No momento adequado, o filho será chamado. Para o início do ano, as vagas estão quase totalmente preenchidas, por conta daqueles que reservaram a vaga e fizeram as matrículas em 2021.

Na EMEI Sementinha do Saber, as crianças e os pais encontraram o prédio revitalizado. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Lazer, realizou nova pintura da escola, interna e externamente.

 

O local ficou mais colorido e atrativo para receber os alunos, que no primeiro dia, juntamente com os pais, puderam visitar e conhecer a escola, as professoras, as atendentes e demais profissionais que atuam na educação infantil municipal.