Santo Antônio do Palma se destaca em 10º lugar no Programa Previne Brasil
Santo Antônio do Palma celebra uma conquista no âmbito da saúde pública. Graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde na promoção da atenção primária, o município está em destaque e ascensão no ranking do Previne Brasil, um programa que avalia a eficiência dos serviços de saúde em todo o país, segundo os indicadores do Ministério da Saúde.
No segundo quadrimestre de 2023, conquistou nota dez na avaliação da atenção primária em saúde, garantindo o décimo lugar no Estado do Rio Grande do Sul, que conta com 497 municípios.
O sucesso de Santo Antônio do Palma no Previne Brasil se deve a uma série de indicadores que qualificam o desempenho, entre eles, a cobertura de vacinação contra a Poliomielite e a Pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B), que atingiu cobertura de 100%. Além disso, 100% das gestantes realizaram exames para detecção de sífilis e HIV, e todas as grávidas foram submetidas a exames odontológicos durante o pré-natal, com 78% delas realizando sete consultas de pré-natal.
“Receber uma avaliação de dez na atenção primária é um feito notável. Essas notas não apenas refletem a excelência dos serviços prestados à nossa comunidade, mas também têm o potencial de influenciar as alocações financeiras, garantindo recursos compatíveis com a qualidade do serviço oferecido”, destacou o prefeito Gilberto Szimainski.
No total, sete indicadores compõem a avaliação do Previne Brasil, e Santo Antônio do Palma superou em todos a marca de 50%. “Esse sucesso é resultado do esforço de todos os profissionais de saúde que se dedicam diariamente para melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes”, complementou o prefeito.