Reunião do Conselho Consultivo fortalece a cooperação e o futuro da Coprel


O conselho consultivo da Coprel é formado por líderes eleitos nos municípios de atuação da cooperativa, que representam os interesses e demandas dos cooperantes. A integração com estas lideranças é fundamental para a condução do planejamento estratégico da Coprel. Nesta quarta-feira, dia 11, a cooperativa recebeu os quase 150 conselheiros e conselheiras, juntamente com seus cônjuges, para uma das reuniões mais importantes do ano. O encontro de final de ano é uma oportunidade de avaliação dos serviços e atividades da cooperativa e projeção de prioridades para o futuro. 

“É a primeira vez que participo deste evento. Eu era um simples consumidor e hoje consigo entender melhor como tudo funciona, e consigo passar para o cooperante o que aprendemos aqui. Nos sentimos gratificados como conselheiros, é um compromisso de levar informação e é bom estar junto da família Coprel. A Coprel está muito bem posicionada e vemos que ela tem muito a trazer para nós, sempre levando inovação”, compartilhou o conselheiro Daniel Matschinske, do município de Condor. 

As atividades do dia tiveram início com aferições e coletas de exames para o programa BET (Bem-estar total Coprel), uma iniciativa que há vários anos acompanha indicadores de saúde dos colaboradores e conselheiros da Coprel. O programa incentiva a adoção de hábitos saudáveis e orienta o encaminhamento a profissionais de saúde quando há alterações nos resultados. 

Na sequência, o conselho acompanhou a apresentação dos dados e indicadores técnicos, econômicos e sociais, realizados pelo presidente e pelos facilitadores da cooperativa. Como destaques de 2024, o crescimento da Coprel Comercialização; o início da operação comercial da PCH Tio Hugo e início das obras da PCH Santo Antônio do Jacuí, (usinas com investimento integral da Coprel); o desenvolvimento da Coprel Telecom com ampliação da área de abrangência para 20 novas cidades (totalizando 61 municípios atendidos); os investimentos no sistema elétrico, como as obras da nova subestação de energia em Não-Me-Toque; a reestruturação do atendimento da Coprel em um novo espaço, mais amplo e moderno; e os incentivos à inovação, como a implementação de processos com inteligência artificial, a participação no Hub Aliança e a aprovação de projeto no edital de inovação do Sescoop. Após a apresentação, foi aberto espaço para a participação dos conselheiros com perguntas e debates. 

Os trabalhos foram finalizados com uma palestra ministrada por Dado Schneider, professor, pesquisador, escritor, um dos mais renomados palestrantes do país, especialista em cooperação entre gerações. Sua fala inspirou a importância de todos olharem para as mudanças tecnológicas e seus impactos na vida e nos negócios. 

“A reunião de encerramento do ano com o Conselho Consultivo é uma oportunidade de termos contato direto com quem vive a realidade dos serviços da Coprel no dia a dia, em toda nossa região de atuação. Os conselheiros e conselheiras trazem o olhar de quem está na ponta, as principais necessidades das famílias. É importante interagirmos e celebrarmos com nossas lideranças os desafios superados em mais um ano, e nos prepararmos para o novo ciclo que se inicia. Também agradecemos o trabalho e o compromisso ao longo do ano, pois muitas foram as contribuições com assuntos locais que impactam no sucesso da Coprel como um todo, nos permitindo ser uma cooperativa próxima, disponível e conectada com nossos cooperantes”, declarou o presidente Jânio Vital Stefanello.