Repovoamento e entrega de alevinos em Santo Antônio do Palma


A Administração Municipal de Santo Antônio do Palma, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou o repovoamento de alevinos nos rios do município no dia 28/04.

Foram distribuídos cerca de 4.500 alevinos da espécie jundiá cinza nos rios de todas as comunidades e também nos rios que passam pela cidade. A importância deste repovoamento de peixes e do cuidado com a vegetação no entorno dos rios e lagos cumprem papel fundamental na proteção da biodiversidade aquática e na manutenção de serviços ecossistêmicos que são fornecidos por ambientes de água doce.

Para o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Marcio Modrak, o repovoamento foi uma ação importante para promover o equilíbrio biológico dos rios, que foram duramente castigados por duas estiagens consideráveis nos últimos anos, o que ocasionou a diminuição dos cardumes de peixes.

Esta ação, realizada em parceria com a Secretaria de Obras, faz parte de diversas atividades de educação ambiental que são realizadas no município para salientar a importância de preservar a natureza e sua biodiversidade. Os recursos utilizados são do fundo municipal do meio ambiente.

Também foram entregues para os produtores, no dia 28 de abril, aproximadamente, 6 mil alevinos das espécies carpa, jundiá, piava, pacu, lambari, piracanjuba e cascudo.

 

Novos pedidos de alevinos estão sendo feitos junto à Secretaria. Este poderá ser feito até o dia 24 de maio e a entrega será no dia 27 de maio. As espécies disponíveis são: carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara espelho, húngara escamada, carpa colorida, lambari, tilápia, jundiá cinza, surubim, grumatã, piracanjuba, pacu, piava, dourado e cascudo.