Propriedade de vilamariense está no top 30 de lucratividade no setor leiteiro
A propriedade de Ricardo Colet e família, localizada em Vila Maria, ficou em 27º lugar em ranking de lucratividade no setor leiteiro pela De Heus, uma das maiores empresas de nutrição animal do mundo e que veio para o Brasil em 2012. O ranking é feito em todos os países de atuação da empresa, selecionando as 100 melhores propriedades em eficiência lucrativa em cada estação do ano. O resultado foi atingido na primavera passada (setembro a novembro de 2021).
Ricardo conta que o contato com a De Heus surgiu após conversas com a Agropecuária Laore, do nutricionista animal André Caldato, que atua no ramo particular de nutrição animal e o auxiliou na propriedade dele, o que contribuiu para os bons resultados. André trabalha na área de subprodutos, em que estão os bagaços de laranja e de maçã e o caroço de algodão, itens que, muitas vezes, são descartados, mas que tem alto valor nutricional e são encaixados em digestibilidade fracionária, em que cada proteína encaixa na fração certa de um carboidrato. Ricardo comenta que isso deu um grande salto na produção e conseguiu alcançar os resultados finais. Além disso, ele frisa o trabalho com excelência em todas as áreas da propriedade, desde a escolha da genética do touro, que vem dos Estados Unidos e proporciona maior capacidade de produção de leite, até o nascimento da bezerra, com a colostragem certa, e com todas as terneiras e novilhas sendo divididas por lotes e recebendo a ração específica para cada lote, diferenciando por idades. Ele salienta também que o principal detalhe para alta produção é tratar bem os animais e proporcionar conforto. Em seu local de trabalho, as vacas dormem em camas individualizadas de serragem seca, que são trocadas a cada semana.
Para ele, essa conquista tem um valor sentimental gigantesco. “Vem para coroar um trabalho muito bem desenvolvido durante os últimos anos. Um trabalho repleto de esforço físico e busca por conhecimentos até em outros estados. Teve momentos em que a gente passava por dificuldades econômicas na propriedade, em todas as áreas, e conseguimos dar a volta por cima, reformular o local e colocar entre as principais referências da pecuária de leite do país. Ainda, envolver a família, a minha casa, onde cresci e fui educado, e poder contribuir para esse lugar é extremamente gratificante”, disse.
Ricardo é formado em educação física e iniciou no curso com o desejo de atuar em alguma equipe do futebol brasileiro. Após ver a realidade do esporte, decidiu cuidar dos negócios da família. A decisão veio exatamente quando a propriedade estava passando por dificuldades. Com isso, ele decidiu buscar mais conhecimentos sobre a área de atuação para ajudar no lugar.