Projeto Infância Empreendedora é realizado em Marau
A segunda edição do projeto Infância Empreendedora - uma parceria entre Prefeitura de Marau e Acim (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau), já está em andamento. O cronograma de trabalho vai de 15 de maio a 23 de novembro e envolverá todas as escolas do município.
O projeto é inovador e dá noções sobre o mundo dos negócios a crianças do 6º ano do Ensino Fundamental. Tudo começa nas escolas do município, onde professores monitores aplicam as etapas de aprendizado ao longo de cinco meses: maio a setembro. São apresentadas aos pequenos orientações sobre os seguintes temas: a escolha do negócio; a formação da sociedade; o plano de negócio; a pesquisa de mercado; o plano financeiro; os investidores; o plano de marketing; o plano de vendas; as formas de atender; dicas de educação financeira; e dicas de empreendedorismo. Nesse processo eles são incentivados a montarem seus negócios que depois são levados à comunidade marauense.
O mês de outubro é destinado à produção do que será levado à feira. O encerramento do projeto acontece com a feira na Praça Elpídio Fialho, que já está marcada para o dia 23 de novembro de 2023, um sábado, das 15 às 17 horas. A população em geral pode circular pelos estandes dos pequenos empresários.
Para o prefeito de Marau, Iura Kurtz, um município atinge excelente nível de desenvolvimento quando pode contar com uma comunidade engajada e disposta a fazer parte do progresso. "Através do Infância Empreendedora podemos mostrar já às nossas crianças os ingredientes dessa receita de sucesso que faz de Marau um lugar tão bom de se viver."
O presidente da Acim, Marlon Bissani Cucchi, avalia a primeira edição do projeto, realizada em 2023, como extremamente positiva. Ao longo dos anos perceberemos os resultados, na prática, com jovens mais cientes de suas aptidões e confiantes para colocarem seus planos em prática.
A Secretaria de Educação, Simone Costenaro, mostra-se empolgada com a oportunide de mais uma vez poder proporcionar essa vivência enriquecedora aos pequenos. "Ações práticas tem uma importância fundamental na formação das crianças e elas demonstraram, já na primeira edição, que se interessam muito por atividades que desenvolvam diversas competências de forma integrada."
Para a coordenadora pedagógica Maikyeli Orsato Decesaro, responsável por preparar os professores que atuam como monitores do projeto, a experiência na primeira edição foi inspiradora. "Trabalhamos de forma bem cooperativa nas escolas e as crianças deram um show de criatividade, capricho e responsabilidade. Nossos professores também estão de parabéns por conduzirem tão bem a atividade", coloca.