Projeto de Sustentabilidade é desenvolvido pelos alunos da Cesurg junto ao HCR
Alunos da disciplina de Projeto de Extensão II do curso de Engenharia de Produção da Faculdade CESURG de Marau realizaram mais uma vez um projeto em parceria com o Hospital Cristo Redentor (HCR), para promoção da responsabilidade social e ambiental. A partir de visitas e análises, os acadêmicos receberam o desafio de realizar um diagnóstico das práticas de sustentabilidade do hospital, utilizando como base a Agenda de Hospitais Verdes e Saudáveis.
O primeiro passo foi compreender as ações sustentáveis já realizadas e atualmente difundidas pelo HCR, a partir do relato e apresentação dos próprios funcionários do hospital. Após, os alunos elencaram três grandes áreas para o desenvolvimento do projeto, sendo elas, resíduos, compra sustentável e água.
Resíduos: A temática de resíduos envolve a redução, o tratamento e a forma correta e segura para dispor os resíduos produzidos pelo setor de saúde. Na prática, os alunos desenvolveram a revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos, elaboração de materiais para acompanhamento da quantidade de resíduos gerados e a implementação de cartões informativos sobre descarte correto do lixo, que auxiliam na orientação de pacientes e acompanhantes.
Foi possível ainda, a realização de um projeto de conscientização sobre resíduos gerados no refeitório, com implantação de métricas para mensuração de perdas somadas a metas para evitar o desperdício. A proposta de uma composteira própria do hospital ou horta vertical para reaproveitamento dos resíduos orgânicos, fez parte da ação.
Água: A redução do consumo e o fornecimento de água potável foram os principais objetivos da segunda agenda estabelecida pelos alunos. Uma série de medidas de conservação, reciclagem e tratamento foram colocadas em prática, tais como, a identificação de potencial desperdício de água na higienização dos quartos e proposição de melhorias, realização de cálculos sobre a viabilidade de investimento para uso de válvulas que reduzem a vazão de água nas torneiras, chuveiros e vasos sanitários e a elaboração de cartões informativos sobre conscientização de funcionários e colaboradores em relação ao uso consciente da água.
Compras: Por fim, a temática de compras envolve a aquisição de produtos e materiais mais seguros e sustentáveis. Nesse sentido, as principais entregas para o hospital foram a elaboração de um guia para o setor de compras, a proposição de indicadores para medição de desempenho em compras sustentáveis e a exemplificação de produtos mais sustentáveis que podem ser adquiridos.
Todo o projeto foi desenvolvido com base na Agenda Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, que se propõe a divulgar objetivos e iniciativas sobre sustentabilidade e saúde ambiental, sendo referência no fortalecimento dos sistemas de saúde a nível global.