Projeto de contação de histórias é desenvolvido nas escolas municipais de Casca


A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes de Casca deu início a mais um importante projeto junto às escolas. Intitulado “A arte de contar e encantar”, a iniciativa tem como ponto central aprofundar discussões sobre a importância da contação de histórias como estímulo na aprendizagem da leitura, na produção de textos e socialização dos alunos, despertando a criatividade, a imaginação e a ludicidade. 

 

O projeto é desenvolvido pela professora Eliandra Thomé Martinelli, especialista em contação de histórias e em atendimento educacional especializado. Contempla todas as turmas das escolas de educação infantil e ensino fundamental do município. Uma vez por semana, os alunos podem vivenciar a experiência mágica de mergulhar no mundo da arte e da literatura. 

 

Conforme o secretário municipal de educação, Ari Augusto Cortez, o hábito de ouvir e contar histórias está presente em nossa cultura, aproximando-nos do universo da leitura e escrita, ampliando o vocabulário, estimulando o imaginário e a socialização. Neste contexto, a escola apresenta-se como principal espaço para o desenvolvimento dessas habilidades, despertando o senso crítico e a autonomia individual e do grupo. Além disso, contar histórias para crianças, desde a mais tenra idade, desenvolve o gosto pela leitura e proporciona a aprendizagem de forma prazerosa.