Programa de recolhimento de animais mortos está sendo implantado em Serafina Corrêa
Tendo em vista a quantidade de animais mortos em vias públicas e em propriedades privadas no município de Serafina Corrêa e o agravante ambiental causado por esse fator, a Administração do município desenvolveu um programa voltado para o recolhimento destes animais.
A ação, que teve iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visa contribuir com o controle de zoonoses no município, bem como com a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, devido a decomposição de animais mortos. Mensalmente, morrem, aproximadamente, 20 animais, sendo eles aves, suínos, equinos, bovinos, ovinos, entre outros.
A implantação deste programa possui embasamento da Defesa Sanitária do Estado, onde justifica-se que o descarte de animais mortos de forma inadequada pode causar sérios problemas para a comunidade, a exemplo da disseminação de doenças para pessoas e animais em diversas propriedades.
O projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores, sendo aprovando no dia 13 de dezembro. O próximo passo será a contratação de uma empresa que realizará a destinação ambientalmente correta das carcaças, evitando problemas ambientais e doenças infecciosas.