Professores de Gentil participam de formação sobre abuso sexual na infância e adolescência para trabalhar na sala de aula
Em mais uma ação do Projeto Abuso não é Brincadeira, a Administração Municipal de Gentil, através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Brigada Militar e Polícia Civil, realizou, na última terça-feira (31), uma formação para professores das escolas municipais e estadual.
De acordo com a assessora pedagógica da SMEC, Luciana Pressi Silvestri, são os professores que identificam, através do comportamento dos alunos, possíveis casos de abuso e é preciso reforçar algumas informações sobre o assunto para que, posteriormente, possam ir nas escolas apresentar o projeto para os alunos, pois, depois desta intervenção, ela acredita que surgirão dúvidas e os professores precisam estar preparados para auxiliar os alunos.
O prefeito do município, Alcenir Dalmago (PDT), parabenizou a iniciativa e o trabalho em rede. “Vemos aqui vários profissionais de diversos segmentos, que tem sua contribuição para com o projeto. Sabemos que este é um assunto ainda velado e com diversos tabus, mas é salutar iniciarmos essa abordagem no sentido de preparar os alunos para que saibam que tem apoio junto as escolas e instituições como as Polícias Civil e Militar, além de informar com clareza o trabalho do Conselho Tutelar e Comdica na defesa aos direitos das crianças e adolescentes. Nossa torcida é que tenhamos menos casos e que naqueles que surgirem possamos garantir o atendimento às vítimas”.
As conselheiras tutelares Luciane do Prado e Daiane Fabris explicaram como são os procedimentos no Conselho quando ocorrem denúncias relacionadas ao abuso sexual de crianças e adolescentes. “Não temos a função de investigar os casos. Nós ouvimos a denúncia, realizamos os encaminhamentos necessários, conforme o caso, e, posteriormente, a Polícia investiga e a Promotoria decide se indicia o criminoso”, explicou Luciane.
A soldado da Polícia Militar de Gentil, Joice Bertolo, explicou qual a atuação da BM em casos de abuso de menores. “Se alguma denúncia dessa natureza chega até nós, encaminhamos para registro no Conselho Tutelar e acompanhamos, caso seja necessário. O nosso trabalho é fazer o policiamento e darmos atenção, de forma a mantermos a vigilância. Pedimos que os professores cheguem na Brigada para conversar, que dentro das nossas atribuições podemos ajudar. Muitas vezes, somente da Polícia passar na frente da casa e se aproximar da criança, o abusador perceberá que estamos de olho”, disse.
A investigadora da Polícia Civil de Marau, Caroline Boff, realizou uma conversa informal, em um projeto da PC chamado "Papo de Responsa", que é realizado com alunos das escolas, com o objetivo de aproximar a Polícia da comunidade. “Trabalho junto ao Departamento de Vulneráveis da Polícia Civil e, no meu trabalho, recebo diversos casos de violência, uma delas é o abuso sexual contra menores. A apuração deste tipo de crime é lenta, no entanto, evoluímos em algumas coisas no que se refere a legislação, que está mais dura com essa violência. Porém, não podemos nos desmotivar. Sabemos que a maioria dos casos nem chega a ser notificado. A denúncia é o que pode tirar o abusador do convívio com a vítima, uma vez que, na maioria dos casos, o abuso é intrafamiliar”.
Durante a formação, foi lançado o clipe com a música do projeto, gravado pela Banda Jovens Gentis. “A nossa proposta é envolver os jovens e tornar esse assunto, que é tão pesado, em algo mais na linguagem deles. Sabemos que não podemos evitar que isso aconteça, mas também acreditamos que a vítima precisa de apoio e tratamento. Queremos mostrar, como diz a música, “carinho de verdade para mudar”.
Entre as próximas ações do projeto, estão as palestras nas escolas, em que será abordado o tema de forma mais branda com as crianças menores e uma linguagem jovem com os adolescentes”, comenta a coordenadora do projeto, Janine de Oliveira.
Confira o vídeo da música do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=3MiODNaHNJY