Primeiras cirurgias de próteses foram realizadas em Serafina Corrêa


O Programa Reabilitar Serafina foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de ofertar cirurgias de implantação de próteses ortopédicas e empréstimo de equipamentos para recuperação e reabilitação de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da oferta de cirurgias de prótese de quadril e joelho, visa diminuir a fila de espera e ofertar este serviço com maior comodidade aos serafinenses, que não precisarão deslocarem-se até outros municípios para a realização dos procedimentos.

Na última sexta-feira (13), foram realizadas as três primeiras cirurgias de próteses de joelho e quadril no Hospital Nossa Senhora do Rosário, via Sistema Único de Saúde e pagas pelo Poder Público Municipal. A seleção dos pacientes que receberam e receberão as próximas cirurgias segue o Protocolo Municipal para Artroplastia de Joelho e de Quadril, sendo seguidas as filas de espera do Sistema de Regulação (SISREG) e do Sistema de Gerenciamento de Consultas (GERCON). Um dos requisitos importantes para a seleção também foi o critério clínico dos pacientes, sendo avaliados pelos médicos responsáveis.

“Esta é uma inovação para o Hospital Nossa Senhora do Rosário, sendo a primeira vez que são realizadas cirurgias de alta complexidade em nossa instituição. Na última sexta-feira realizamos três cirurgias de prótese, sendo duas de quadril e uma de joelho. Este é um grande passo para Serafina Corrêa e um ponto positivo para nosso hospital, pois estamos com um bloco cirúrgico em funcionamento e um novo em fase de conclusão, o que será um grande avanço para que estes procedimentos possam ocorrer diariamente em nosso hospital. Então queremos agradecer a equipe do hospital, enfermagem, médicos, auxiliares e todos os envolvidos. Esperamos que sejam os primeiros de muitos que ainda poderão ser realizados aqui”, comenta o diretor do Hospital Nossa Senhora do Rosário, André Bianchet.

A secretária Municipal de Saúde, Lucimar Zarpelon, comemora. “É um momento de vitória para os serafinenses. O Projeto Reabilitar Serafina, que será lançado oficialmente nos próximos dias, permite a alguns serafineses realizarem cirurgias de alta complexidade sem saírem da cidade. Isso graças à vontade e trabalho do prefeito Valdir, da Secretaria de Saúde e graças a verba que recebemos em atraso do Governo do Estado. Nós sabemos que o SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, atendendo o cidadão desde a prevenção até procedimentos de alta complexidade, mas não consegue atender todas as demandas em saúde da população. As cirurgias de próteses são uma dessas demandas, apresentando grande demora em conseguir ofertar esses procedimentos aos pacientes. Por isso, essas primeiras cirurgias que realizamos são motivos de muita satisfação para nós que estamos à frente da Secretaria de Saúde. Pretendemos realizar, até o final do ano, de 15 a 20 cirurgias aqui em Serafina, custeadas pela Prefeitura Municipal”.

“Estamos muito satisfeitos em poder realizar estas cirurgias aqui em Serafina. Este projeto é muito importante e vai ao encontro de nosso plano de governo que é tornar Serafina Corrêa referência em saúde para a região. Isso só é possível graças aos investimentos que estão sendo realizados no hospital, à incansável busca por recursos junto aos Deputados e Vereadores aos nossos projetos junto à Secretaria de Saúde. Vamos continuar trabalhando e ofertando saúde com mais qualidade para os serafinenses”, finaliza o Prefeito Valdir Bianchet.

Texto: Guilherme Baesso.
Foto: Divulgação.