Primeira Feira do Produtor em Gentil


A Administração Municipal de Gentil, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, nas ações do Programa Plantando Saúde, com apoio da Emater/Ascar, promoverão nos dias 29 de outubro e 05 de novembro, das 14h às 18h, na Praça Matriz, a primeira edição da Feira do Produtor.

De acordo com o secretário Vagner do Prado esse é um projeto piloto para verificar a receptividade de produtores e da população. “De início, teremos 06 produtores. O planejamento é expandir, porém, dependemos de ter o produto e quem compre. A intenção é, com isso, incentivar que mais pessoas produzam e diversifiquem as cultivares”.

Para o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), o projeto, que conta com grande apoio da Emater/Ascar em incentivar os produtores a mostrar seus produtos e a buscar novas formas de renda na propriedade, traz ganhos tanto para quem irá vender na Feira como para o consumidor, que pode ter a certeza de adquirir alimentos de qualidade e saudáveis, além de motivar a comunidade do município a progredir cada vez mais. “Esse primeiro momento será uma espécie de termômetro, para que possamos saber qual será a aceitabilidade da população. Esperamos que apoiem os nossos pequenos produtores, que estão se esforçando para apresentar produtos de qualidade”.

O Programa Plantando Saúde Hortas Domésticas de Gentil foi criado pela Lei Municipal nº 1313, em 13 de agosto de 2019, e tem por objetivo atender as famílias de baixa renda e situação de vulnerabilidade social, implantar e apoiar a produção de hortaliças e fruticulturas nas propriedades rurais e urbanas, incentivando o consumo de produtos orgânicos, agroindustrialização, armazenagem e comercialização da produção de excedentes. “Desta forma, é possível aumentar a autoestima familiar e pessoal, gerando emprego e renda, proporcionando o desejo do produtor permanecer em Gentil. Precisamos criar a cultura de incentivar o que é nosso, a produção do município. Temos um planejamento a longo prazo, mas precisamos que a população apoie quem produz aqui”, destaca Vagner.