Orientações sobre aplicação de BTI para controle de borrachudos em Vila Maria
A Administração Municipal de Vila Maria, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, COMDEVIMA e com a população rural e urbana do município, está fazendo um trabalho de orientações para a aplicação do BTI.
A entrega que está sendo feita do produto é suficiente para 7 aplicações, que serão realizadas nos anos de 2021 e 2022. A primeira aplicação foi realizada no dia 18 de outubro. Confira abaixo as datas das próximas aplicações:
- 01 de novembro
- 15 de novembro
- 13 de dezembro
- 27 de dezembro
- 24 de janeiro
- 07 de fevereiro
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Vila Maria, Ivan Pasa, o objetivo das aplicações é obter incidência zero de borrachudos no município, já que, devido ao longo volume de chuvas deste ano, principalmente na segunda quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro, foram criadas várias correntes de águas, que são foco de criação dos borrachudos. A importância de manter níveis aceitáveis de controle de borrachudo, segundo Ivan, se dá devido a intenção de não causar desconforto as pessoas e animais que podem sofrer com o mosquito. Nas pessoas, o mosquito pode ocasionar alergias. Em animais como a vaca, por exemplo, os ataques do borrachudo se dão, principalmente, na região do ubre, que tem a pele menos espessa e não há pelos, e acaba ocasionado uma inflamação, que também pode ocasionar prejuízos econômicos para o produtor.
Em caso de chuvas que elevem os níveis dos córregos nas datas das aplicações, é aconselhável aguardar o momento em que as águas estiverem mais baixas e menos turvas, para melhorar a eficiência do produto. A orientação é fazer a diluição de 10ml de BTI em um regador de água e realizar a aplicação em sangas com até 3 metros de largura, aplicando o produto a cada 75 metros, a partir das nascentes dos córregos. O tempo de aplicação do produto na água deve ser de, no mínimo, 1 minuto, para melhor distribuição e aumento do efeito.
Para mais informações, entre em contato com o escritório da Emater, pelo fone (54) 3359-1101 ou 9.9948-6239.