"Nunca vamos dizer que gastamos em saúde, nós investimos em saúde”


A reportagem do Fato Regional conversou com a secretária de Saúde de Vila Maria, Cátia Férri, para falar sobre os trabalhos realizados pela pasta nos primeiros 6 meses de 2022 e a projeção para o próximo semestre.

Cátia comenta que as campanhas de vacinação da Covid-19 e da Influenza foram um sucesso no período, resultado visível através dos indicadores e da maneira de organização. Também está em processo para realização uma campanha de exames preventivos. Além disso, houve a implantação da AMENT – Saúde Mental em Ação, um projeto que vem para suprir as demandas do município, já que há grande procura por profissionais da área, e a volta dos grupos de atendimento. Para as visitas domiciliares, as agentes de saúde receberam recentemente um tablet, para melhor atendimento no processo.

Após um período de capacitação aos profissionais, está em fase de implementação projeto de interligação de dados de pacientes do Padu – Pronto Atendimento de Urgência, Secretaria Municipal de Saúde e postos de saúde, por meio de um software. O programa conta com o histórico de atendimentos anteriores dos pacientes, com os profissionais dos diferentes locais podendo acessar. Isso contribui para diagnóstico, acompanhamento, tratamento e encaminhamento dos pacientes, além de proporcionar maior segurança. “Muitas vezes, há a busca de atendimento no posto de saúde e depois no PADU, o que ocasiona uma dosagem de medicação muito alta, porque não é feita proporcionalmente. O sistema será de grande contribuição para controlar isso”, disse Cátia.

Também houve a aquisição de veículos. Uma van com acessibilidade, uma demanda para os pacientes cadeirantes, para poder oportunizar maior conforto e segurança, veio através de emenda do deputado Cherini. Outra van, uma UTI Móvel e dois carros vieram por meio de recursos próprios. “São infinitas ações, infinitos recursos aplicados dentro da área da saúde. Sempre digo que saúde é investimento, então nunca vamos dizer que gastamos em saúde, nós investimos em saúde”, frisou a secretária.

 

Para o próximo semestre, há a projeção para a reforma na estrutura das unidades, colocar em prática os exames preventivos e contratar um educador físico para trabalhar nos grupos de atendimento. Também, Cátia está em conversa com deputados para a implementação do projeto “Vila Maria Sem Doenças”, para o próximo ano. “Já estamos buscando recursos e cadastrando o município. Assim que tivermos a contemplação, faremos ampla divulgação. Um trabalho que terá diversas ações voltadas à saúde para que possamos colher os frutos lá na frente”, apontou.