Nova Alvorada: produtores de erva-mate são contemplados com cerca de 450 toneladas de calcário


A Administração Municipal de Nova Alvorada, por intermédio da Secretaria de Agricultura, tem investido forte na área rural, dando aos produtores o suporte para que suas safras sejam produtivas.

Desta vez, os beneficiados com incentivos do Poder Público foram os produtores de erva-mate. “Serão beneficiados em torno de 40 produtores. O total de calcário a ser distribuído chega a 450 toneladas. A distribuição é feita de acordo com a quantidade de hectares”, destaca o secretário de Agricultura, Joel Ruas.

Segundo ele, o calcário é totalmente gratuito e quem se cadastrou receberá. “A prefeitura, além de dar o calcário, também faz o transporte até a propriedade. Os produtores de erva-mate nunca haviam ganhado auxilio algum e com esse incentivo aumentarão a produtividade”, disse o secretário.

Com propriedade na Linha Marmeleiro, João Vanderlei Portella Bageston é o maior produtor de erva-mate do município, com cerca de 20 hectares. Ele foi um dos beneficiados com o programa de calcário. “É um sonho realizado, pois nunca ganhamos nada de ninguém. Quando o atual prefeito veio aqui fazer sua campanha eu disse a ele que todos ganhavam incentivo, seja para pocilgas, aviários, enfim, e disse que estava na hora de olharem para os produtores de erva-mate, pois nada sai sem nota da propriedade”, frisou.

“É um baita incentivo. Onde antes eu tirava 1 mil arrobas de erva-mate agora vou tirar 1,5 mil. Aumenta a produtividade em 50%. Só temos a agradecer ao prefeito e a Emater/RS-Ascar que elabora os projetos, lembrando que, quantos mais arrobas de erva-mate se colhe, mais retorno de ICMS gera para o município”, encerrou.