Município de Vanini conta com abatedouro regularizado


O Município de Vanini passou a contar com abatedouro de animais totalmente regularizado e que atende às normas e exigências da legislação sanitária. Para adequar o local ao SIM (Sistema de Inspeção Municipal), foram realizadas diversas obras no local.

Uma das primeiras providências foi disponibilizar um médico veterinário para inspecionar integralmente o processo de abate. Além disso, foram realizadas diversas melhorias na estrutura do local, como pintura do prédio e cercamento total da área, e adquiridos equipamentos necessários para higienização, entre outras adequações à legislação, que permitiram ao Abatedouro Municipal regularizar a situação de sanidade animal.

Para atestar o controle em todo o processo de abate, a Secretaria da Agricultura do Estado, através da equipe da inspetoria veterinária, fiscaliza constantemente a estrutura. Segundo o prefeito Flávio Gabriel da Silva, há um rigoroso controle no abate, especialmente para o bem-estar animal. “Desde o local de permanência dos animais até o abate, que é realizado com pistola insensibilizadora, há todo um cuidado para que o abate ocorra dentro das normas”, enfatiza.

Atualmente, uma empresa terceirizada é responsável pelo funcionamento do abatedouro e os empregados recebem orientação e formação para o rigoroso controle e as boas práticas de higiene e segurança.

O prefeito Flávio salienta, ainda, a importância de o município ter um abatedouro em funcionamento. “Para o município, é importantíssimo ter um estabelecimento de abate funcionando dentro das normas sanitárias, pois, com isso, temos a certeza de que a carne que vai para mesa dos vaninenses é de excelente qualidade e com garantia de que foi inspecionada. Hoje, Vanini tem uma das melhores carnes da região, tanto pela qualidade do produto quanto pelo atendimento às normas técnicas”, afirma.

A Administração Municipal está trabalhando junto à DIPOA (Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado) para que os produtos do município possam ser comercializados em todo o Estado. “Nosso objetivo é oferecer condições para que todos os nossos empreendedores possam se adequar às normas técnicas e comercializar seus produtos com qualidade e segurança”, finaliza o prefeito.