Município de Nova Alvorada faz adesão ao Programa + Pecuária Brasil


O município de Nova Alvorada, por intermédio da Secretaria de Agricultura, deve começar, em breve, a visitação às propriedades rurais para levantamento dos rebanhos e cadastramento dos produtores interessados em participar do Programa + Pecuária Brasil, que surge de uma parceria entre a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a renomada empresa Alta Genetics.

De acordo com o secretário de Agricultura, Joel Ruas, o município foi selecionado e, por perceber a importância do programa, fez a adesão. No dia 28 de outubro, ocorreu o lançamento online do programa, com a presença de autoridades do governo municipal e corpo técnico da Secretaria de Agricultura do município.

“Nosso técnico veterinário vai visitar todas as propriedades e ver quais se encaixam no programa. Os critérios básicos são: que seja agricultor familiar, tenha animal com score corporal adequado para receber a inseminação e possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). É um programa de melhoramento genético, tanto para gado de leite quanto de corte. Não terá custo algum. Os inseminadores são de outro estado e os produtores terão acesso à melhor qualidade da raça de ponta, melhora no plantel e na produção”, frisou o secretário.

 

Início do plantio de grãos

Ruas também explica sobre a produção de silagem no município e sobre o início do plantio de grãos. A produção de silagem de inverno nesse ano foi muito forte e foi utilizado o trigo, que dá uma produção bem grande, inclusive, há 40 dias estamos fazendo silagem com duas ensiladeiras praticamente todos os dias. E agora inicia o plantio de milho e a Secretaria de Agricultura está disponibilizando de máquinas para os produtores. Quem precisar pode nos procurar e dizer o dia que precisa para fazermos a programação. Disponibilizamos até 15 horas máquina para cada produtor”, destacou.