Mulheres da região participaram da 7ª Marcha das Margaridas


 

Mais de 100 mil mulheres, entre elas representantes da região, se reuniram em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto, para a 7ª Marcha das Margaridas. Na quarta-feira (16) elas marcharam até o Congresso Nacional, pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver.

Centenas de ônibus chegaram ao Pavilhão do Parque da Cidade, levando as participantes da Marcha, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), pelas federações e sindicatos filiados e por 16 organizações parceiras.

Da região, aproximadamente 50 mulheres de Vila Maria, Marau, Casca, São Domingos do Sul, Vanini, Serafina Corrêa, Montauri, Nova Alvorada, entre outros municípios, participaram do movimento.

A mobilização política, considerada a maior da América Latina pela Contag, visa garantir direitos, pôr fim às desigualdades de gênero, classe e étnico-raciais; enfrentar a violência, que muitas vezes ameaças sua vida, e a opressão, simplesmente, por serem mulheres. As pautas delas foram debatidas durante dois anos, em reuniões regionais e nacionais que resultaram em documento divido em 13 eixos políticos. A pauta da Marcha das Margarida 2023 foi entregue ao governo federal em junho.