Montauri alcança a terceira posição em índice que avalia a educação dos municípios
Montauri se destacou com um excelente desempenho no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul - IMERS, alcançando a terceira posição no Estado com um índice de 85,36, atrás apenas de São Valentim (90,74) e Itati (86,04). A melhoria no desempenho foi mais notável nas etapas do 2º e 5º ano, o que indica que as políticas públicas de educação têm gerado avanços rápidos nessas fases.
O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) de 2023 revelou avanços no desempenho educacional dos municípios, com a média estadual subindo para 63,44. O Imers avalia as habilidades de alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental em Português e Matemática, além da taxa de aprovação.
Um dos destaques do Imers é sua influência direta na distribuição do ICMS entre os municípios. Os resultados educacionais obtidos impactam diretamente a cota que cada localidade recebe, criando um incentivo para o fortalecimento da educação como estratégia para aumentar a receita pública municipal.
“Esses avanços e bons índices alcançados pelo município são fruto de um trabalho conjunto de toda a comunidade escolar, com o apoio do poder executivo, sempre focados em oferecer o melhor para alunos, professores e funcionários”, declarou o prefeito Jairo Roso.