Marau se destaca em alfabetização na região norte do RS


No dia 7 de junho, o prefeito Iura Kurtz visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elpídio Fialho, localizada no bairro Borges, para comemorar os resultados expressivos do município de Marau no índice de alfabetização. Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância desse avanço para a comunidade. "A educação é a base do desenvolvimento de qualquer sociedade. Ver Marau se destacando na alfabetização demonstra o compromisso de nossa cidade em oferecer um futuro melhor para nossas crianças," afirmou Kurtz.

Marau vem se tornando uma referência no Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), conhecido como Alfabetiza Tchê. Este programa tem a meta de garantir que todas as crianças do Rio Grande do Sul sejam alfabetizadas na idade certa.

O Alfabetiza Tchê tem diversos objetivos, incluindo o fortalecimento da aprendizagem, a gestão municipal e escolar, a formação dos professores, além da avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores educacionais. O programa também incentiva a cooperação e articulação entre as instituições de ensino.

Em Marau, todas as escolas públicas municipais e estaduais estão engajadas nas atividades propostas pelo Alfabetiza Tchê. Entre essas atividades, destacam-se o uso de materiais didáticos específicos para os 1º e 2º anos do ensino fundamental e a aplicação de avaliações estruturadas.

Uma das principais avaliações do programa é a Avaliação da Fluência Leitora, que ocorre em três momentos ao longo do ano letivo: a diagnóstica em abril e as formativas em agosto e novembro. Nesta avaliação, os alunos do 2º ano realizam leituras de palavras, pseudopalavras e textos, que são gravadas via um aplicativo de celular. Este processo avalia a fluência leitora individual dos estudantes, uma competência crucial para a alfabetização e a compreensão de textos.

Segundo dados do Censo 2023, o município alcançou o 4º lugar em alfabetização na região norte do estado, com um índice de 98,02% de alfabetizados.