Lista Forbes Under 30 reconhece egressos do Integrado UPF
Publicação destaca jovens profissionais que ganharam relevância por sua atuação inovadora
Uma lista de jovens profissionais que, por seu trabalho inovador, despontam em suas áreas: assim é a Forbes Under 30. A relação é divulgada anualmente, e a versão brasileira de 2022 traz dois nomes passo-fundenses: Gregory Parisotto Reichert, CEO da Razor Computadores, e Patrícia Bonafé Turmina, co-fundadora da Royal Trudel. Além da cidade natal, ambos têm algo em comum: eles cursaram o ensino médio no Integrado UPF.
Para se ter uma ideia do significado de estar na Forbes Under 30, a lista de 2022 traz nomes amplamente reconhecidos, como o streamer Casimiro (categoria Web e E-sports) e a atriz Marina Ruy Barbosa (categoria Moda). Historicamente, já fizeram parte da relação Mark Zuckerberg (Facebook) e Daniel Ek (Spotify), entre outros empreendedores que revolucionaram suas áreas.
Uma família próxima da Universidade
Fazer parte desse grupo seleto esteve entre os objetivos de Gregory desde que ele começou a empreender, aos 18 anos. “Ter o reconhecimento que essas pessoas também tiveram é sensacional. Quando recebi a notícia, foi um dos únicos dias na minha vida que chorei de alegria”, conta. Gregory está à frente da Razor junto com seu irmão, André Reichert. A empresa fabrica computadores de alta performance, atua nacionalmente e tem entre seus clientes grandes referências, como Petrobras, Itaú, Instituto Butantan, USP, SAP e Globo.
A ligação de Gregory com a UPF iniciou bem antes do ensino médio: ele é filho do ex-professor João Luiz Reichert, que deu aulas no curso de Agronomia por 37 anos. “A UPF faz parte da minha vida até antes de eu nascer. Meu pai conheceu a minha mãe enquanto eles estavam na faculdade, minha mãe cursava Artes Plásticas, e o meu pai, Agronomia”, lembra. O empresário sempre foi muito curioso, e acredita que crescer nesse ambiente universitário favoreceu o interesse por entender como as coisas funcionam. “Tive o primeiro contato com um computador muito novo, com apenas 1 ano de idade, computador esse que também foi adquirido por causa de um consórcio que a UPF tinha com a IBM na época. Meu irmão achava bastante surpreendente eu ter aprendido a mexer no computador antes mesmo de ser alfabetizado”, revela Gregory.
O CEO da Razor cursou disciplinas de três graduações da UPF: Engenharia Elétrica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Comércio Exterior. Mesmo não tendo concluído os cursos, Gregory considera que os conhecimentos adquiridos foram essenciais, inclusive para tornar a Razor o que é hoje. “Existem muitas pessoas vendendo essa ideia de que a faculdade não é algo importante, mas boa parte das grandes startups que foram fundadas por pessoas que largaram a faculdade, foram criadas no ambiente universitário”, destaca.
Dedicação que gera impactos positivos
Patricia Turmina foi contemporânea de Gregory durante o ensino médio no Integrado. Ela e o irmão, Luís Fernando Turmina, idealizaram e concretizaram a Royal Trudel, rede com dezenas de franquias em 14 estados brasileiros. Para ela, o reconhecimento da Forbes reafirma os impactos positivos que a sua dedicação tem gerado na sociedade, "o que é ainda mais gratificante do que o título 'Under 30' em si”, considera. Patricia conta que a escolha pelo empreendedorismo veio mais tarde, mas, já durante o ensino médio, esse caminho estava entre as infinitas possibilidades que visualizava para o seu futuro profissional.
Patricia foi listada na Forbes Under 30 na categoria Varejo e E-commerce, enquanto o nome de Gregory aparece na categoria Indústria e Empreendedorismo.