Legislativo de Montauri desenvolve Projeto Vereador Mirim
Pela primeira vez na história do município, a Câmara Municipal de Vereadores de Montauri desenvolveu o Projeto Vereador Mirim. A iniciativa, de autoria da presidente da Casa, vereadora Maria Salete De Oliveira Ribeiro Meneguzzi, com apoio dos demais vereadores, permitiu com que nove jovens montaurienses conhecessem de perto o trabalho e as responsabilidades do vereador. Tudo teve início com a escolha dos 9 vereadores mirins, realizada através de eleição entre os alunos do Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, parceiro da iniciativa.
O momento mais marcante do projeto aconteceu no dia 18 de novembro, com a Sessão Solene de posse dos vereadores mirins. Com a presença de familiares, colegas e professores, a sessão teve início com o pronunciamento do prefeito municipal, Jairo Roque Roso e do vice-prefeito, Cacildo Possa. Ambos destacaram a importância do projeto, que prospecta os jovens como futuras lideranças. Além disso, parabenizaram a presidente da Câmara, vereadora Maria Salete, pela iniciativa inédita em Montauri e acolhida com muita receptividade pela comunidade. Por sua vez, em seu pronunciamento, a presidente Maria Salete abordou o significado do projeto, que além de fazer com que os jovens conheçam melhor o funcionamento de uma Câmara de Vereadores, também desperta o interesse pela política, pela representação da comunidade e pela defesa de pautas que promovam a qualidade de vida de toda a população. A presidente enalteceu ainda a participação dos jovens no projeto e afirmou estar muito feliz com o envolvimento e dedicação de todos, desde a eleição dos vereadores mirins até a elaboração das propostas que apresentarão à comunidade. Também se pronunciaram, reforçando a importância do projeto, a secretária de Educação, Natália Pagnusatt, e a diretora do Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, professora Maristela Garbin.
Após os pronunciamentos, os vereadores mirins eleitos, que participaram da sessão preparatória, no dia 03 de novembro, e também assistiram a uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores, ocuparam seus lugares no plenário, para ser feita a diplomação. Desta forma, em chamada nominal, por ordem alfabética, eles se dirigiram à mesa principal para que, com o braço estendido em direção às bandeiras, prestassem o compromisso e assinassem o termo de posse, recebendo o diploma das mãos dos vereadores do município. Tomaram posse como vereadores mirins os seguintes estudantes: Caroline Gobbi Orso, Gustavo Rosseto, Laiane Filippin Maronezi, Lara Stefany Folle, Maria Eduarda Fontanive Folle, Maria Luiza Fontanive Folle, Rafael Rosseto, Ricardo Bosio e Talita Cervin. Após a posse, foi realizada a eleição da mesa diretora, a qual elegeu por unanimidade a seguinte composição: como presidente, Lara Stefany Folle, como vice-presidente, Gustavo Rosseto, como 1ª secretaria, Laiane Felippin Maronezzi e como 2° Secretário, Rafael Rosseto. Em seu pronunciamento, a vereadora mirim presidente da Câmara, vereadora Lara Stefany Folle, falou sobre a responsabilidade e motivação com que ela e seus colegas vereadores participaram do projeto, sendo uma honra poder representar o município e aprender sobre a estrutura administrativa do mesmo. Além disso, destacou ser uma honra ter a oportunidade de propor ideias para que o poder executivo possa analisar a possibilidade de coloca-las em prática.
Em seguida, foi realizada a 1ª sessão ordinária mirim, onde cada vereador mirim escolheu um vereador do município para representar. A pauta foi composta por seis indicações, todas de autoria dos nove vereadores mirins. A indicação de número 001, pensada no âmbito do colégio, sugere ao Governo do Estado que sejam feitas melhorias no Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, como a construção de uma área coberta no corredor de entrada do Colégio, a troca das lousas/quadros escolares, melhorias na estrutura da quadra de esportes, construindo uma área coberta e adquirindo goleiras, bolas, rede de vôlei e cesta de basquete e melhorias e ampliação da biblioteca, com um espaço mais confortável e aconchegante para a leitura. Por sua vez, a indicação 002 sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de realizar melhorias na quadra de esportes do Ginásio Municipal Antônio Domingos Nardi, com a troca do parquet e a instalação de proteções nos murros laterais. A indicação 003 recomenda ao Executivo Municipal a construção áreas e programas de lazer às crianças do município, como construção de um novo e amplo parque municipal infantil, onde as crianças tenham mais opções de brinquedos, o desenvolvimento de novos tipos de oficinas, como de culinária e artesanato e a abertura de vagas no Programa Jovem Aprendiz. A indicação 004 sugere melhorias na infraestrutura do município, como melhoria nas estradas e placas de sinalização, projetos de paisagismo para as ruas de nosso município, com a plantação de árvores e flores, organização das ruas, fazendo a retirada de carros velhos e entulhos e a construção de calçada do trecho entre a Casa Mortuária Municipal e o Cemitério Paroquial. Já a indicação 005 pede atenção para a agricultura, indicando ao Executivo a busca de incentivos agrícolas, beneficiando agricultores com horas-máquina baseado no talão do produtor. Por fim, a indicação 006 sugere ao Executivo Municipal a realização do asfaltamento até a Linha 12, Nossa. Senhora das Graças, começando no acesso da RS 447 e finalizando no Santuário da Nossa Senhora da Juventude.
As indicações apresentadas pelos vereadores mirins serão encaminhadas aos vereadores da Casa e, posteriormente, ao Poder Executivo para que analise a possibilidade de atender as proposições. Após a realização da sessão, o pároco Pe. Valcir Rizzardi cumprimentou os jovens vereadores, fez uma oração e desejou sucesso nesta caminhada de representação da comunidade. As atividades dessa sessão especial foram concluídas com um coquetel oferecido aos presentes.