Ivan Pasa homenageia agricultores pelo dia 28 de julho


Para marcar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II, o então Presidente Kubitschek, em 1960, definiu em lei o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, com o objetivo de comemorar o êxito e importância do setor agrícola para o Brasil. Na época, o presidente disse “o Brasil deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola”, se trazemos esta frase para os dias atuais, estaria em perfeita sintonia com a realidade.

Refletindo, podemos perceber que, a agricultura não produz só a comida, que vai à nossa mesa todos os dias, é importante geradora de insumos para a indústria, a exemplo o couro e o algodão para confecção do vestuário, e ainda a biomassa para o etanol, usado nos carros.

A atualidade apresenta desafios ao setor primário, dentre os quais a diminuição da mão-de-obra disponível no meio rural, instabilidades dos de custos de produção, e a concentração de mercados compradores de alguns dos produtos, fatos que inviabilizam algumas atividades. Porém, a força motivadora de quem gosta da atividade supera essas dificuldades, e a esperança se renova toda vez que a semente vai à terra.

 

No próximo dia 28, se você for Agricultor, parabéns, se não for, tens a oportunidade de parabenizar quem é!