Inscrições abertas para os cursos híbridos da UPF


A Universidade de Passo Fundo (UPF) dispõe, a partir deste semestre, de uma nova forma de fazer graduação: os cursos híbridos, que estão com inscrições abertas. A nova modalidade de ensino oportuniza ao acadêmico a escolha das disciplinas de acordo com o tempo e horário disponíveis. Neste momento, os cursos oferecidos através dessa modalidade são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia e Serviço Social, disponibilizados na estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Carazinho, Casca, Sarandi e Soledade.

Os cursos mesclam a experiência de ter aulas ao vivo pela plataforma de transmissão, aulas presenciais e atividades gravadas, que podem ser desenvolvidas à distância. Os cursos se apresentam em módulos identificados por temáticas integradoras e constituídos por disciplinas que ocorrem dentro do período do bimestre. Assim, cada bimestre equivale a um módulo, sendo ofertados dois módulos por semestre e, portanto, quatro durante o ano.

"A UPF vive um novo e importante momento. A pandemia nos distanciou e mudou a realidade também do ensino superior. Nos fez repensar sobre a dinâmica da sala de aula também. E hoje precisamos observar isso e oferecer o que os acadêmicos demandam neste novo contexto", disse o diretor da UPF Campus Casca, Henrique Bertosso, na ocasião em que recebeu em seu gabinete, a reportagem do Fato Regional.

O lançamento dos cursos híbridos ocorreu em outubro de 2021, ocasião em que se comemorava aos 30 anos da UPF Casca. As inscrições neste momento são para turmas com ingresso no mês de maio. Os demais períodos para inscrições na modalidade híbrida ocorre nos meses de julho e setembro.