Inovação e Tecnologia em Busca da Sustentabilidade e Sucessão Rural será o tema da Emater/RS-Ascar na 46ª Expointer
Em 14 mil m² do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a Emater/RS-Ascar apresentará como tema principal “Inovação e Tecnologia em Busca da Sustentabilidade e Sucessão Rural”, durante a 46ª Expointer. O espaço da Emater/RS-Ascar está na quadra nove, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, e nesta semana as equipes trabalham nas obras de infraestrutura no local. “Todos os espaços estão sendo organizados há meses, com muita dedicação e carinho pela equipe de extensionistas”, destaca o gerente do Escritório Regional de Porto Alegre da instituição, Elias Kuck.
No total, serão 18 temáticas: agroindústria familiar, agricultura de base ecológica, biodiversidade, bovinocultura de leite, bubalinocultura, caminhos do mel, educação e saneamento ambiental, fruticultura, homeopatia no cultivo de plantas bioativas, inspeção de pulverizadores, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, plantas ornamentais, projeto flores para todos, secagem e armazenagem de grãos e sucessão rural.
Também haverá um espaço onde estarão representados os públicos assistidos pela Instituição – quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária, pescadores profissionais artesanais, pecuaristas e agricultores familiares – e os visitantes poderão conhecer as ações desenvolvidas com eles ao longo de todo o ano, nos municípios que dispõe de escritórios da Emater/RS-Ascar.
O extensionista rural Rodrigo Sasso, que também compõe a comissão organizadora do espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, explica que a inovação se dá no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com a diversidade de públicos, no fomento às tecnologias de uso sustentável, nas metodologias que buscam uma abordagem que dê conta das transformações que o rural necessita. Um trabalho de duas vias, onde extensionista e assistido atuam lado a lado na execução e articulação das políticas públicas para o desenvolvimento rural.
A Emater/RS-Ascar, além da organização dos 18 temas no entorno da Casa Institucional, está presente no Pavilhão da Agricultura Familiar, com um espaço de demonstração e orientação aos produtores e consumidores sobre a formalização de agroindústrias familiares. A Instituição auxilia ainda, diariamente, na compilação das vendas dos expositores e no acompanhamento e assessoramento às agroindústrias participantes. Também no Pavilhão, estará presente a Unidade de Cooperativismo (UCP), que apresentará ao público as ações na área de associativismo e cooperativismo, as ações em Crédito Rural desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar, o Turismo Rural e a Cozinha Show.