Iniciou o último LIRAa do ano em Vila Maria
Na segunda-feira (21), a Vigilância Ambiental em Saúde de Vila Maria, em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde, iniciou o último Levantamento de índice Rápido para Aedes aegypty (LIRAa) deste ano. O trabalho consiste na realização de visitas em 20 % dos imóveis do município para verificar o índice de infestação predial e os tipos prevalentes de criadores.
A atividade de campo iniciou na segunda-feira, sendo que todas as etapas, trabalho de campo, análise de amostras, definição e analise do índice de infestação predial e envio do resultado ao Ministério da Saúde, devem ser concluídas até o dia 1º de novembro. Os dados obtidos nortearão as atividades de combate ao vetor no último bimestre do ano.
A Vigilância Ambiental em Saúde solicita aos munícipes que colaborem com a realização da ação, facilitando o ingresso dos agentes em seus imóveis e mantendo os cães em condições que não causem risco aos agentes. O trabalho possui grande importância para preservar a saúde coletiva, pois permite identificar as áreas de maior risco e direcionar as ações de combate ao vetor, a fim de diminuir a probabilidade de surtos de dengue e demais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.