II Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorreu em Vila Maria


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, juntamente com a Administração Municipal dos Municípios de Camargo, Montauri, Nova Alvorada e Vila Maria realizou a II Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na Casa da Terceira Idade de Vila Maria. O evento, aberto a toda comunidade, teve o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A conferência também é a décima primeira estadual e a décima segunda nacional.

Cerca de 110 pessoas estiveram presentes no encontro, que teve seus assuntos divididos em eixos. Os participantes foram divididos em grupos para debaterem sobre os temas. No eixo 1, o tema foi sobre a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandêmico. No eixo 2, o debate foi sobre o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19. No eixo 3, o assunto foi a ampliação e consolidação da participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia. No eixo 4, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e adolescentes considerando o cenário pandêmico.  No eixo 5, a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia do covid-19. Após as discussões entre os grupos, foram criadas 05 propostas a nível municipal e 03 a nível estadual sobre cada eixo, que já foram para votação e foram aprovadas.

A palestra magna dos temas debatidos foi realizada pela Doutora em Serviço Social Giovana Henrich. O cerimonial foi realizado pela presidente do COMDICA da cidade de Camargo, Aline Lodi. As presidentes dos conselhos de Montauri, Giovana Dal Santo, Nova Alvorada, Gezilaine França Vieira, e Vila Maria, Érica Santori, também estiveram presentes.

“É de extrema importância esse debate, devido, inclusive, ao momento pós-pandêmico em que vivemos e sob o aparecimento de novas variantes que estão aparecendo. Temos que estar preparados para trabalhar com nossas crianças e adolescentes”, disse Érica, que assumiu a presidência em 22 de novembro deste ano.